Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
22 de dezembro de 2025 - 14h02
senar
POLÍTICA

Pesquisa aponta alta aprovação de Marçal Filho no primeiro ano à frente de Dourados

Levantamento mostra que quase nove em cada dez moradores aprovam a administração municipal

22 dezembro 2025 - 11h00Da Redação
Infográfico resume os principais dados da pesquisa de dezembro, com aprovação de 89,2% do prefeito, avaliação positiva da gestão e percepção de melhora da cidade.
Infográfico resume os principais dados da pesquisa de dezembro, com aprovação de 89,2% do prefeito, avaliação positiva da gestão e percepção de melhora da cidade. - (Foto: A Crítica)

No fim do primeiro ano de mandato, o prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), chega com números positivos na avaliação da população. Pesquisa do instituto Novo Ibrape divulgada nesta segunda-feira (22) mostra que 89,2% dos moradores aprovam a forma como ele administra a cidade. A desaprovação ficou em 10,8%. O dado mede o apoio político ao prefeito.

Canal WhatsApp

O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 19 de dezembro e ouviu 500 pessoas em diferentes regiões de Dourados. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Pesquisa indica percepção majoritária de melhora na cidade ao fim do primeiro ano de mandato

Além da avaliação pessoal do prefeito, a pesquisa perguntou como os moradores enxergam a gestão municipal de forma geral. Nesse caso, 81,9% dos entrevistados disseram aprovar a administração. Esse número reúne as respostas ótimo, bom e regular positivo. Outros 18,1% avaliaram a gestão como ruim, péssima ou regular negativo.

A percepção sobre os rumos da cidade também foi medida. Para 78,1% da população, Dourados está melhorando. Outros 17,3% acreditam que a cidade segue igual. Já 3,2% avaliam que houve piora. Um total de 1,4% não soube responder.

Plano amostral da pesquisa quantitativa realizada em Dourados, com entrevistas distribuídas por regiões urbanas, zona rural e aldeias, segundo dados do Novo Ibrape

As entrevistas foram feitas em regiões centrais e bairros como Cachoeirinha, Itália, Grande Flórida, Grande Água Boa, Ouro Verde, Canaã, além das áreas industriais, parques, zona rural e aldeias. O objetivo foi alcançar moradores de diferentes partes da cidade.

Infográfico resume os principais dados da pesquisa de dezembro, com aprovação de 89,2% do prefeito, avaliação positiva da gestão e percepção de melhora da cidade

O perfil dos entrevistados mostra maioria feminina, com 53,9%. A faixa etária mais presente foi a de pessoas com mais de 50 anos, que representam 37,2% da amostra. A maior parte dos participantes tem ensino médio completo, com 41,5%. Em relação à renda, 41,8% disseram ter renda familiar de até dois salários mínimos.

Marçal Filho foi eleito prefeito em 6 de outubro de 2024. Ex-deputado federal e radialista, ele venceu a eleição com a maior diferença de votos para o segundo colocado na história de Dourados, cidade emancipada em 1935. Foram 60.418 votos, o equivalente a 50,05% dos votos válidos.

O levantamento é divulgado em um momento em que a Prefeitura projeta crescimento do orçamento municipal. Para 2026, a previsão de receita é de R$ 2,1 bilhões, um aumento de 10,68% em relação ao orçamento de 2025, que foi de R$ 1,9 bilhão. Segundo a administração, as áreas de saúde, educação, obras e serviços urbanos devem receber a maior parte dos investimentos.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop