BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
GENIAL/QUAEST

Pesquisa mostra rejeição à anistia para condenados da trama golpista

Estudo indica que 41% dos eleitores brasileiros desaprovam a medida, enquanto apoio se concentra entre bolsonaristas e direita não bolsonarista

16 setembro 2025 - 20h45Pedro Augusto Figueiredo
Manifestação pela anistia na Avenida Paulista no dia 7 de Setembro.
Manifestação pela anistia na Avenida Paulista no dia 7 de Setembro. - (Foto: Fábio Vieira/Estadao)
ENERGISA

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (16) aponta que 41% dos eleitores brasileiros rejeitam a proposta de anistia para os condenados na trama golpista, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outros 36% apoiam a medida de forma ampla, enquanto 10% defendem a anistia apenas para os participantes dos atos de 8 de janeiro de 2023. Cerca de 13% não souberam ou não responderam.

Canal WhatsApp

O levantamento, realizado entre os dias 12 e 14 de setembro com 2.004 entrevistados maiores de 16 anos, tem margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

O estudo revela que a rejeição é mais intensa entre a esquerda não lulista (73%) do que entre os eleitores lulistas (58%). Já o apoio à anistia que inclua Bolsonaro é semelhante entre bolsonaristas (62%) e eleitores da direita não bolsonarista (61%).

No Congresso, a anistia é pauta prioritária da oposição alinhada a Bolsonaro. O líder da bancada na Câmara, Luciano Zucco (PL-RS), afirmou que houve acordo para que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), coloque a urgência do projeto em votação nesta quarta-feira, 17.

Ainda não há definição sobre o texto que será levado à votação. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), defende revisão e redução das penas dos envolvidos nos atos golpistas. Já bolsonaristas exigem uma anistia “ampla, geral e irrestrita”, que perdoaria Bolsonaro e os demais condenados.

Em postagem no X, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) reforçou a pressão sobre o Congresso: “Não existe anistia meia-bomba! Só aceitaremos anistia ampla, geral, irrestrita e imediata! Anistia já”.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop