
Na última semana, os peritos criminais da Divisão de Química e Toxicologia (DQT) do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF), de Mato Grosso do Sul, foram homenageados pela Câmara Municipal de Campo Grande. O vereador Dr. Lívio, que também é perito médico legista, propôs a homenagem para reconhecer o bom trabalho da equipe.

A equipe foi destaque nacional ao conseguir a melhor nota pelo quarto ano seguido na 4ª Rodada do Ensaio de Proficiência em Drogas. Esse teste, feito pelo Inmetro com o Ministério da Justiça, avalia se os laboratórios analisam as drogas corretamente, simulando situações reais do dia a dia da perícia.
Além disso, a diretora do IALF, Josemirtes Socorro Fonseca Prado da Silva, recebeu uma homenagem individual. Ela trabalha na perícia desde 1994 e ajudou a criar o primeiro laboratório de DNA forense do estado, que foi um dos primeiros do país a ter essa estrutura.
Josemirtes liderou melhorias técnicas e estruturais no instituto, que hoje é referência no país na análise de drogas ilícitas. Para o vereador Dr. Lívio, ela é exemplo de dedicação e competência, elevando a perícia criminal de Mato Grosso do Sul.
Essa homenagem mostra como é importante valorizar os profissionais da Polícia Científica e investir em tecnologia para garantir justiça e segurança.
