
Um simples pedido por "dipirona" salvou a vida de uma mulher em situação de violência doméstica em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O atendimento sensível do cabo Caniato, da Polícia Militar, durante a ligação feita pela vítima foi exaltado durante a sessão plenária desta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), tornando-se um símbolo da luta contra a violência de gênero.

A mulher, sob pressão do agressor, utilizou o pedido de um remédio como código de socorro. O policial, atento ao contexto da chamada, deu andamento imediato à ocorrência, possibilitando que a vítima fosse resgatada em segurança.
Moção coletiva reconhece ação
O caso foi trazido à tribuna pelo deputado Professor Rinaldo (Podemos), que destacou a importância da sagacidade tanto da mulher quanto do policial. “Se não fosse a intervenção do cabo Caniato, talvez estivéssemos lamentando uma tragédia. Foi um gesto de sabedoria e empatia”, afirmou o parlamentar, que apresentou uma Moção de Congratulação em reconhecimento à atuação do policial.
O gesto sensibilizou todos os demais parlamentares, que decidiram transformar a moção em um documento coletivo em nome dos 24 deputados da Casa.
“O reconhecimento é mais que merecido. Esse olhar mostra o quanto nossa polícia está preparada para interpretar sinais silenciosos de socorro”, disse a deputada Mara Caseiro (PSDB).
Violência doméstica em debate
Durante a sessão, o tema ganhou ampla adesão dos parlamentares. Coronel David (PL) ressaltou que ações preventivas como essa são fundamentais para reduzir o número de feminicídios no Estado. Gleice Jane (PT) lembrou que a medida também representa uma política pública eficaz: “É uma prática que precisa ser incentivada e replicada, porque mostra resultado”.
A deputada Lia Nogueira apontou a importância de continuar combatendo o “cenário machista” e lembrou que o Mato Grosso do Sul ainda figura entre os estados com maiores índices de violência doméstica no país. “Precisamos de mais ações como essa, mais preparo, mais sensibilidade, e uma rede de proteção ativa”, disse.
Agosto Lilás e canais de denúncia
A homenagem na ALEMS acontece no Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre a violência contra a mulher. Em nota, a Polícia Militar de MS reforçou o compromisso diário com o enfrentamento ao problema e destacou o canal 190, que deve ser acionado gratuitamente em casos de emergência.
Além disso, a Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande, permanece com atendimento 24 horas, oferecendo acolhimento, apoio psicológico, orientação jurídica e abrigo em casos graves. O telefone da unidade é (67) 2020-1300.
O portal www.naosecale.ms.gov.br também concentra informações sobre onde buscar ajuda em diferentes regiões do Estado, com os contatos das Delegacias da Mulher.
Segurança pública
Durante a mesma sessão, o deputado Zé Teixeira (PSDB) aproveitou o momento para destacar os avanços da Polícia Militar em outras frentes. Segundo ele, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontou uma queda de 34,9% nas mortes por intervenção policial no estado.
“O trabalho da PMMS vai além da atuação em emergências domésticas. Temos uma força preparada, que precisa ser valorizada”, reforçou.
Lídio Lopes (Sem partido) destacou que Campo Grande é a capital com melhor índice de elucidação de crimes no país. Já Neno Razuk (PL) cobrou melhorias salariais para os policiais. “Já fomos o sexto estado com os melhores salários. Hoje estamos em vigésimo. Precisamos reverter isso e valorizar a carreira”, concluiu.
