
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) deve votar 24 projetos nesta terça-feira (13), durante a sessão ordinária que começa às 9h, em Campo Grande. A maior parte das propostas é para conceder títulos de Cidadão Sul-mato-grossense e Comendas do Mérito Legislativo.

Essas homenagens são entregues a pessoas que prestaram serviços ou tiveram alguma contribuição importante para o Estado. Os projetos que concedem esse tipo de reconhecimento são votados em uma única etapa.
Estão na pauta oito projetos que entregam o Título de Cidadão Sul-mato-grossense. As propostas foram apresentadas por diferentes deputados, como Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Lucas de Lima (sem partido), Mara Caseiro (PSDB), Paulo Corrêa (PSDB), Lia Nogueira (PSDB), Lidio Lopes (sem partido), Gleice Jane (PT) e Marcio Fernandes (MDB).
Outros 12 projetos são para conceder a Comenda do Mérito Legislativo. Entre os autores estão os deputados Gerson Claro (PP), Mara Caseiro (PSDB), Pedrossian Neto (PSD), Pedro Kemp (PT), Renato Câmara (MDB), Roberto Hashioka (União), Marcio Fernandes (MDB), Lidio Lopes e Gleice Jane.
Também está na pauta o Projeto de Lei 208/2025, do deputado Zé Teixeira (PSDB), que reconhece como de utilidade pública a Associação da União dos Moradores de Montese, que fica em Itaporã.
Além disso, os deputados vão analisar, em primeira discussão, um projeto do deputado Junior Mochi (MDB), que reconhece o airsoft e o paintball como esportes em Mato Grosso do Sul. O texto também traz regras para uso dos equipamentos.
Outro projeto em análise é do deputado Renato Câmara (MDB). Ele quer incluir no calendário oficial do Estado o evento “Viva Quebracho”, realizado todo ano, no dia 16 de agosto, no distrito de Vila Quebracho, em Anaurilândia.
Por fim, será votado, em segunda discussão, o Projeto de Lei 194/2025, enviado pelo governo do Estado. A proposta cria regras para os processos administrativos dentro da administração pública estadual.
As sessões da Assembleia podem ser acompanhadas de forma presencial ou pela internet. A transmissão é feita pela TV ALEMS (canais 7.2 e 9 da Claro NET), pela Rádio ALEMS FM 105.5 e pelas redes sociais oficiais do Legislativo.
