
Em uma agenda considerada histórica para as relações bilaterais, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, recebeu o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense na última quinta-feira (2). A honraria foi entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), em coautoria com o 1º secretário, deputado Paulo Corrêa (PSDB), durante jantar de autoridades no Yotedi, em Campo Grande.

A passagem de Peña pelo estado foi inédita: iniciou em Porto Murtinho, seguiu por Dourados, passou pela capital e segue nesta sexta-feira (3) para Ribas do Rio Pardo. É a primeira vez que um chefe de Estado paraguaio cumpre uma programação tão extensa em território sul-mato-grossense.
Na solenidade, Gerson Claro destacou o simbolismo da homenagem. “Conceder o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense ao presidente Peña é reconhecer não apenas sua relevância como líder regional, mas também fortalecer os laços de amizade, intercâmbio e integração entre nossos povos”, afirmou.
Além de Gerson Claro e Paulo Corrêa, participaram os deputados estaduais Junior Mocchi, Pedrossian Neto, Roberto Hashioka, Caravina, Rinaldo Modesto, Renato Câmara e Lídio Lopes.
Paraguai e Mato Grosso do Sul unidos pela Rota Bioceânica
Ainda na quinta-feira, Peña esteve em Porto Murtinho e Carmelo Peralta, acompanhando de perto as obras da Ponte Internacional da Rota Bioceânica, considerada um marco para o comércio, o turismo e a infraestrutura regional.
A visita reuniu autoridades brasileiras e paraguaias, entre elas o governador Eduardo Riedel, a ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet e o presidente da ALEMS, Gerson Claro.
A Rota Bioceânica é vista como um projeto estratégico para ampliar a integração internacional, facilitar o escoamento de cargas, atrair investimentos e impulsionar a economia de Mato Grosso do Sul, consolidando o estado como elo entre o Brasil e os países vizinhos.
