Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
25 de janeiro de 2026 - 16h06
INTERNACIONAL

Papa apela que Israel e Irã adotem "responsabilidade e razão"

Leão XIV destacou ainda a responsabilidade de todos os países em garantir paz, segurança e dignidade

14 junho 2025 - 13h20
Papa Leão XIV discursando na Praça de São Pedro, em Roma, durante Audiência Jubilar marcada por apelo à paz entre Irã e Israel
Papa Leão XIV discursando na Praça de São Pedro, em Roma, durante Audiência Jubilar marcada por apelo à paz entre Irã e Israel - (Foto: Reprodução)

O papa Leão XIV fez um apelo neste sábado (14) para que Israel e Irã se afastem de qualquer caminho que leve à guerra e que considerem o diálogo como alternativa para o bem comum. “Ninguém jamais deve ameaçar a existência do outro”, disse.

Canal WhatsApp

Em nota divulgada pelo Vaticano, o pontífice pede que ambos os países adotem como estratégia “responsabilidade e razão” e alerta que a situação se deteriorou seriamente ao longo dos últimos dias.

“Continuam chegando notícias que causam grande preocupação. A situação no Irã e em Israel se deteriorou gravemente e, em um momento tão delicado, desejo renovar veementemente um apelo à responsabilidade e à razão”, disse.

Israel ataca Irã e mísseis iranianos retaliam o país. Na foto, escombros de conjunto residencial de Ramat Gan, perto de Tel Aviv Israel ataca Irã e mísseis iranianos retaliam o país. Na foto, escombros de um edifício em Ramat Gan, Israel - Foto: Ariel Schalit/AP

Leão XIV defendeu ainda que o compromisso de construir um mundo mais seguro, livre da ameaça nuclear, deve ser perseguido por meio de encontros respeitosos e do diálogo sincero, a fim de construir uma paz duradoura.

“É dever de todos os países apoiar a causa da paz, abrindo caminhos de reconciliação e promovendo soluções que garantam segurança e dignidade para todos”, concluiu o santo padre.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop