Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
15 de outubro de 2025 - 16h33
FIEMS
EDUCAÇÃO

Vaiado por professores, Eduardo Paes anuncia reajuste e destaca parceria com MEC

Evento no Rio marcou lançamento da CNDB, entrega de vouchers para compra de tablets e novos convênios com empresas

15 outubro 2025 - 14h05Juliana Garçon
Eduardo Paes é vaiado por professores, anuncia reajuste e destaca ações em evento com Lula no Rio.
Eduardo Paes é vaiado por professores, anuncia reajuste e destaca ações em evento com Lula no Rio. - Foto: Reprodução

Durante evento realizado nesta quarta-feira (15) no Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, no Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes foi recebido com vaias por professores ao iniciar seu discurso na cerimônia que marcou o lançamento da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). A ação integra o programa Mais Professores, do Ministério da Educação, voltado à valorização da categoria.

Canal WhatsApp

Diante das manifestações, Paes reagiu anunciando que os professores da rede municipal receberão um novo reajuste salarial ainda este ano. “Só para garantir mais uma vez: os professores do município do Rio que mais uma vez terão o reajuste anual, que eu dou todo ano, e o acordo entre os trabalhadores”, declarou, revertendo as vaias em aplausos.

Parcerias e benefícios anunciados - O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. A cerimônia também marcou a liberação oficial da CNDB, documento de identidade funcional que dará acesso a uma série de benefícios para os professores das redes pública e privada.

Segundo o governo, serão emitidas 2,7 milhões de carteiras em todo o país. No evento, 1.500 foram entregues simbolicamente a docentes presentes. Além da CNDB, o ministro Camilo Santana anunciou a entrega de 100 mil vouchers no valor de R$ 3 mil para a compra de notebooks e tablets.

Também foram firmadas parcerias com empresas como iFood e Decolar, que oferecerão descontos exclusivos aos docentes. Segundo o ministro, estão em negociação acordos com a Amazon e a Samsung, além de uma rede nacional de farmácias. A Caixa Econômica Federal, por sua vez, vai ofertar aos professores cartões de crédito sem anuidade, empréstimos com condições diferenciadas e antecipações com taxa de 1,4% ao mês.

No discurso, Camilo Santana agradeceu o apoio do presidente da Câmara, Hugo Motta, pela aprovação recente do Sistema Nacional de Educação (SNE), que estabelece diretrizes para a colaboração entre União, estados e municípios. “Depois de 16 anos, aprovamos o Sistema Nacional de Educação, que é o SUS da educação brasileira”, afirmou.

O ministro também assegurou que o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que está em debate na Câmara, será aprovado em breve. “Vamos aprovar o nosso Plano Nacional de Educação, dentro do eixo da valorização do magistério deste país. O professor tem que ser bem remunerado.”

Ao perguntar ao público quantos já haviam recebido a CNDB, Camilo Santana foi surpreendido com uma resposta majoritariamente negativa. Ele explicou que a celebração marcou a abertura oficial do sistema de emissão do documento.

Educação como prioridade - O presidente da Caixa, Carlos Vieira, reforçou que as iniciativas financeiras integram um esforço nacional para apoiar os profissionais da educação, oferecendo soluções práticas para facilitar o dia a dia dos professores.

A cerimônia reuniu cerca de 3 mil docentes da rede municipal, estadual e federal no ginásio olímpico transformado em escola pública. O evento simbolizou o início de uma nova etapa de reconhecimento institucional aos profissionais que atuam na linha de frente da educação brasileira.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas