
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ironizou nesta terça-feira (16) a repercussão sobre o cancelamento dos vistos de sua esposa e filha pelos Estados Unidos. Ao ser questionado sobre o tema por jornalistas, ele citou a música "Tô nem aí", da cantora Luka, e respondeu: “Vocês estão mais preocupados com o visto do que eu. Tô nem aí”.

A declaração foi dada após o anúncio de uma mudança importante no Sistema Único de Saúde (SUS): o tradicional número do Cartão SUS será substituído pelo CPF, unificando o registro dos pacientes.
Padilha foi convidado para participar de dois eventos internacionais em Nova York — a conferência da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Assembleia Geral da ONU —, mas ainda não confirmou presença. O ministro afirmou que sua prioridade no momento é garantir a aprovação da Medida Provisória que institui o programa “Agora Tem Especialistas”, voltado à ampliação do acesso da população aos atendimentos médicos especializados.
Apesar de o próprio visto de Padilha já estar vencido desde 2024, a revogação das autorizações de entrada nos EUA para sua família foi interpretada como parte das sanções impostas por Washington a autoridades brasileiras. A medida ocorre após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O ministro também criticou, sem citar nomes diretamente, as articulações do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos. O parlamentar tem buscado apoio junto a aliados do ex-presidente Donald Trump para pressionar o governo brasileiro.
“Só se preocupa com visto quem quer ir aos Estados Unidos. Não é meu caso. Não vou sair do país para fazer lobby contra o Brasil, como alguns têm feito. Não me interessa. Tô nem aí”, reforçou Padilha.
