Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
27 de dezembro de 2025 - 09h40
Sistema FIEMS - Boas Festas
POLÍTICA

Otto Alencar Filho renuncia à Câmara e toma posse como conselheiro do TCE da Bahia

Deputado deixou o mandato durante o recesso parlamentar; suplente Charles Fernandes foi convocado para assumir a vaga

27 dezembro 2025 - 07h40Victor Ohana e Vanessa Araujo
Otto Alencar Filho tomou posse como conselheiro do TCE da Bahia após renunciar ao mandato de deputado federal.
Otto Alencar Filho tomou posse como conselheiro do TCE da Bahia após renunciar ao mandato de deputado federal. - (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

Durante o recesso parlamentar, o deputado federal Otto Alencar Filho (PSD-BA) renunciou ao mandato na Câmara dos Deputados para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). A renúncia foi comunicada oficialmente ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que atestou o recebimento do pedido e convocou o suplente Charles Fernandes (PSD-BA) para ocupar a vaga.

Canal WhatsApp

A informação consta no Diário Oficial da Câmara dos Deputados do dia 23 de dezembro. Na mesma data, Otto Alencar Filho publicou, em suas redes sociais, imagens da cerimônia de posse no TCE baiano. Ele foi indicado ao cargo pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), a quem agradeceu publicamente. Otto Filho passa a ocupar a vaga deixada por Antonio Honorato de Castro Neto, aposentado desde julho.

Em sua manifestação, o agora conselheiro afirmou que chega ao Tribunal com o compromisso de atuar de forma técnica e responsável.
“Chego para trabalhar com afinco e humildade, mas também com coragem para fazer o que é certo e justo. A busca por consensos com prefeitos e gestores, gestões mais eficientes e melhor utilização dos recursos públicos serão minhas prioridades”, escreveu.

A cerimônia de posse contou com a presença do senador Otto Alencar (PSD-BA), pai do novo conselheiro.

Segundo a Assembleia Legislativa da Bahia, Otto Alencar Filho é formado em Administração de Empresas pela Unifacs e possui especialização técnica em Investimento, Gestão de Fundos e Gerenciamento de Risco pelo British Columbia Institute of Technology (BCIT), no Canadá, além de outras pós-graduações. Entre 2015 e 2018, ele também atuou como gestor da Desenbahia, agência de fomento do Estado.

Com a renúncia, o suplente Charles Fernandes (PSD-BA) foi convocado para assumir definitivamente o mandato na Câmara dos Deputados. Ele já tem experiência na Casa, tendo exercido o cargo como suplente do deputado Sérgio Brito (PSD-BA), enquanto o titular ocupava a Secretaria de Infraestrutura da Bahia.

Charles Fernandes iniciou sua trajetória política em 2000, como candidato a vereador em Guanambi (BA). Ao longo dos anos, foi prefeito e vice-prefeito do município. Em 2018, foi eleito deputado federal por média e, em 2022, obteve 99.815 votos, ficando na suplência por não alcançar o quociente eleitoral.

Nas redes sociais, o parlamentar celebrou o retorno ao Congresso.
“Reassumo, em definitivo, o mandato na Câmara dos Deputados com sentimento de gratidão e ainda mais responsabilidade”, escreveu. “Volto com dedicação, presença ativa no plenário, diálogo e defesa das pautas que importam para o povo baiano e para o Brasil”, completou.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop