
A Câmara dos Deputados pode votar hoje (17) um requerimento de urgência para o projeto que prevê anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O líder da oposição, Luciano Zucco (PLRS), afirmou que há acordo com o presidente da Casa, Hugo Motta (RepublicanosPB), para colocar esse pedido em pauta.

A oposição quer uma anistia ampla, incluindo o expresidente Jair Bolsonaro.
Já o Senado, sob comando de Davi Alcolumbre (União BrasilAP), deve rejeitar qualquer proposta que venha da Câmara com escopo amplo. Diário do Grande ABC+1
O presidente da Câmara informou que haverá reunião de líderes nesta quarta para definir a tramitação.
Se o requerimento de urgência for aprovado, o projeto pode ir direto ao plenário, dispensando análises iniciais em comissões. Jovem Pan+1 Caso o texto venha a ser modificado no Senado, será devolvido à Câmara para avaliar as alterações.
A votação da anistia gera grande controvérsia política. Para quem apoia, é uma maneira de “pacificação” ou reparar o que considera excesso nas condenações. Para críticos, representa um risco institucional: perdoar atos considerados atentatório à democracia.
