
A transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o 19º Batalhão da Polícia Militar, conhecido como Papudinha, já foi efetivada. A informação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que informou que Bolsonaro deixou a Superintendência da Polícia Federal (PF), onde cumpria pena anteriormente, e já se encontra na nova unidade prisional.
A mudança foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes e implica alterações nas condições de custódia do ex-presidente. Com a transferência, Bolsonaro passa a ter ampliação do horário de visitas, que sobe de duas para seis horas, além do aumento no número de refeições diárias, de três para cinco.
Outro ponto destacado na decisão é a estrutura da cela. Na Papudinha, Bolsonaro ocupa uma sala com 64,8 metros quadrados, composta por quarto, banheiro, sala, cozinha, lavanderia e área externa. Na Superintendência da PF, o espaço utilizado tinha apenas 12 metros quadrados, com acomodações limitadas a quarto e banheiro.
O STF informou ainda que a cela destinada ao ex-presidente fica separada da ala onde estão o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, que também cumprem pena na Papudinha após condenação por tentativa de golpe de Estado. As celas, no entanto, seguem o mesmo padrão estrutural e têm capacidade para até quatro pessoas.

