
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou nesta sexta-feira (26) que a maioria dos integrantes de seu partido é favorável a uma mudança de governo em nível federal. Segundo ele, o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) é o nome que reúne mais apoio dentro do MDB para uma eventual candidatura presidencial.

“Dentro do MDB, posso te garantir que a maioria — respeitando, claro, os demais que pensam diferente, até porque estão em ministérios — é a favor de uma mudança de governo, seja com o Tarcísio ou outra pessoa. Logicamente, o Tarcísio tem a maior simpatia, inclusive a minha”, disse Nunes a jornalistas após participar de um evento da organização Comunitas.
O prefeito ressaltou, porém, que Tarcísio tem afirmado que pretende buscar a reeleição em São Paulo, e não disputar a Presidência. Ainda assim, Nunes deixou claro que, se o cenário mudar, será um dos principais articuladores da candidatura do governador.
“Caso haja alguma mudança nesse cenário, ele contará com meu apoio e trabalharei para construir esse respaldo dentro do MDB”, destacou.
As declarações de Nunes expõem a divisão interna do MDB, que atualmente ocupa três ministérios no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): Simone Tebet (Planejamento), Jader Filho (Cidades) e Renan Filho (Transportes). Apesar disso, parte significativa da sigla demonstra insatisfação com a aliança.
Além dos ministros, Lula mantém proximidade com outros emedebistas de peso, como o governador do Pará, Helder Barbalho, defensor da continuidade do apoio ao Planalto.
O painel em que Nunes fez as declarações também contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e de governadores de Estado.
