
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) confirmou nesta segunda-feira, 22, que o novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, tomará posse oficialmente no comando da pasta nesta terça-feira, 23. A cerimônia será realizada no Palácio do Planalto e está marcada para as 9h30.
Escolhido na última quinta-feira, 18, para substituir Celso Sabino, Feliciano ainda aguardava a definição sobre o formato da posse. Havia a possibilidade de um ato mais discreto, restrito ao gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ou de uma cerimônia aberta à imprensa na sede do Executivo, o que acabou sendo confirmado pela Secom.
Gustavo Feliciano é ex-secretário de Turismo da Paraíba e tem ligação direta com a bancada federal do estado. Ele é filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB) e foi indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
A escolha também contou com o aval do União Brasil, partido que detém o comando do Ministério do Turismo e indicou Feliciano para assumir a vaga deixada por Celso Sabino. A definição do novo ministro ocorreu após reunião no Palácio do Planalto, realizada na quinta-feira, com a presença do presidente Lula.
Além de Hugo Motta e Damião Feliciano, também participou do encontro o líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas Fernandes (MA), que integra a articulação política do partido no Congresso Nacional.
A posse formaliza a mudança no comando da pasta e ocorre em meio à reorganização ministerial do governo federal, que busca ajustar a base de apoio no Legislativo e fortalecer a articulação política com partidos aliados.

