
Na manhã desta quarta-feira (26), Duda Machado, candidato a prefeito de Vicentina pelo PSDB, foi entrevistado pela rádio Band FM Grande Dourados, 100.9. Sentado diante dos microfones, ele parecia à vontade. Afinal, com 20 anos de trajetória política e cinco mandatos como vereador, não é novato em campanhas eleitorais. Mas, desta vez, ele quer algo maior: ser prefeito de Vicentina, município de pouco mais de 5 mil habitantes no Mato Grosso do Sul.

No dia anterior (25), o candidato Cleber Dias, do MDB, foi o primeiro a participar da série de entrevistas. As conversas estão sendo realizadas na própria sede da rádio, em Fátima do Sul, e transmitidas ao vivo para os moradores de Vicentina. A ideia da Band FM é contribuir para que os eleitores conheçam melhor os candidatos e possam fazer uma escolha informada nas eleições de 6 de outubro, que definirão o futuro da cidade.
“Estou preparado para ser prefeito, me dediquei a isso. Trabalhei na roça, fui moto-táxi, conheço a cidade de ponta a ponta”, afirmou Duda com firmeza. Durante os 20 minutos da entrevista, ele desfiou um roteiro de propostas que passam pela saúde, educação e infraestrutura — temas que, aliás, são as maiores preocupações dos moradores, como apontaram os ouvintes que participaram enviando mensagens pelo WhatsApp.
Clique no play e fique por dentro do que foi dito:
Saúde: prioridade máxima - Logo no começo da entrevista, Duda deixou claro que saúde é um dos pontos centrais de sua campanha. Ele não economizou elogios ao atual sistema, mas reconheceu que há espaço para melhorias. “A saúde pública no Brasil inteiro não é 100%. Vicentina também tem seus desafios, mas eu levanto a bandeira de que aqui temos uma saúde de qualidade”, afirmou.
O plano de Duda inclui a contratação de novos especialistas, como neurologistas e oftalmologistas, e uma atenção especial para as crianças com autismo. Segundo ele, um centro especializado em autismo está em fase final de construção e contará com uma sala sensorial para atender essas crianças. O candidato também prometeu manter um veículo 24 horas à disposição das famílias que precisam se deslocar para tratamentos em outras cidades, como Dourados.
Para Duda, o segredo para uma boa saúde pública é ter acesso a bons médicos. E ele citou alguns nomes de peso que já atendem em Vicentina, como o cardiologista Dr. José Frade e a pediatra Dra. Carlota, ambos de Dourados. “Esses médicos atendem aqui com frequência. Quem quisesse consultá-los em Dourados pagaria R$ 600 e ainda teria que esperar dias para ser atendido”, comparou.
Além de tudo isso, ele mencionou a construção de um novo hospital, já em fase final, com raio-X e até capacidade para realizar tratamento de canal dentário. “É um avanço grande para a cidade”, comemorou.
Estradas e infraestrutura: tudo em ordem - Em Vicentina, um dos maiores problemas sempre foi a manutenção das estradas rurais. Isso porque boa parte dos moradores vive no campo ou em assentamentos e depende dessas estradas para transportar a produção agrícola. “A recuperação das estradas vicinais está em ritmo acelerado. Marquinhos [o atual prefeito] investiu mais de R$ 7 milhões na recuperação de 35 km de estrada, e os produtores rurais estão felizes”, garantiu Duda.
Ele disse que sua prioridade será manter o ritmo das melhorias. Mas o problema, segundo o candidato, passou a ser outro: “As estradas estão tão boas que o pessoal agora anda rápido demais. Estão até pedindo quebra-molas na zona rural”, brincou.
No centro urbano, as obras também não param, segundo ele. Duda afirmou que há 18 obras em andamento em Vicentina, incluindo a ampliação do cemitério e a construção de banheiros públicos e um espaço para cerimônias no local. Ele disse que, ao assumir, dará continuidade a todas elas.
Duda Machado discute suas propostas para saúde, educação e infraestrutura em entrevista transmitida ao vivo pela Band FM 100.9, em Fátima do Sul.
Educação: tecnologia e inclusão - Na área da educação, Duda Machado apresentou propostas que visam modernizar as escolas e ampliar o atendimento às crianças com necessidades especiais. Ele disse que quer implantar salas de tecnologia educacional em todas as escolas da rede municipal. “As crianças precisam estar preparadas para o futuro. A tecnologia tem que estar presente na sala de aula”, defendeu.
Sobre a educação inclusiva, ele destacou a importância de garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas necessidades. “A educação em Vicentina já é excelente, mas podemos ir além. Vamos ampliar as políticas de inclusão”, prometeu.
Além disso, Duda mencionou a importância de manter as creches funcionando em período integral, como já acontece atualmente. “Isso é fundamental para muitas mães que precisam trabalhar e não têm com quem deixar os filhos”, afirmou.
O peso de Marquinhos: apoio de quem tem quase 100% de aprovação - Duda Machado não esconde que uma de suas maiores forças na campanha é o apoio do prefeito Marquinhos, que está encerrando seu mandato com índices altíssimos de aprovação. “As pesquisas mostram que 55% dos eleitores votarão no candidato apoiado pelo Marquinhos. Isso é muito importante”, disse o candidato.
Para Duda, o segredo é simples: o povo de Vicentina quer que as obras e as melhorias feitas nos últimos anos continuem. E ele está disposto a ser o nome dessa continuidade. “Eu vou continuar o trabalho do Marquinhos e ainda trazer mais investimentos, com o apoio do governo estadual e federal”, afirmou.
Entre esses investimentos, Duda citou a construção de mais de 200 novas casas populares. Ele garantiu que o governador Eduardo Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja, ambos do PSDB, estão ao lado dele nessa empreitada.
Duda Machado, candidato pelo PSDB, ao lado de Cícero Lopes e Robson Rodrigues, após entrevista na Band FM Grande Dourados.
Campanha na reta final - Duda Machado está otimista para a reta final da campanha. Segundo ele, as pesquisas* de opinião pública refletem a realidade das ruas, onde ele tem visitado quase todas as casas do município. “Hoje, os números mostram que temos 55% das intenções de voto, mas eu acredito que, com as visitas que estamos fazendo, esse número vai aumentar para 60%, talvez até 65%”, arriscou.
Ele disse que, ao contratar as pesquisas, pediu aos institutos que não o enganassem: “Eu não quero ser enganado, quero saber a realidade”. E, pelo visto, a realidade o tem agradado.
Ao final da entrevista, Duda fez um apelo direto ao eleitor de Vicentina: “Eu preciso do seu voto. Quero continuar dando melhoria de vida para você e sua família. Vote 45 no dia 6 de outubro”.
As urnas dirão se os eleitores de Vicentina darão a Duda Machado a chance de continuar o legado de Marquinhos e transformar suas promessas em realidade.
* A pesquisa citada foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº MS-05625/2024. O Instituto Ranking Brasil Inteligência fez a pesquisa para prefeito de Vicentina (MS), no período de 7 a 11 de setembro deste ano, junto a 400 moradores do município com 16 anos ou mais de idade. A pesquisa tem um intervalo de confiança de 95% e a margem de erro máxima estimada foi de 4,77% para mais ou para menos.
