Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
05 de fevereiro de 2026 - 18h50
maracaju
SEGURANÇA NAS FRONTEIRAS

Nelsinho Trad preside comissão de inteligência e reforça segurança nas fronteiras de MS

O senador de MS lidera comissão responsável por fiscalizar o trabalho da Abin, Forças Armadas e Polícia Federal, com foco na segurança das fronteiras e no combate a crimes transnacionais

5 fevereiro 2026 - 17h30Da Redação
Senador Nelsinho Trad retoma liderança da CCAI e foca em fortalecer a segurança nas fronteiras de MS, combatendo crimes transnacionais.
Senador Nelsinho Trad retoma liderança da CCAI e foca em fortalecer a segurança nas fronteiras de MS, combatendo crimes transnacionais. - (Foto: Divulgação)

Na retomada das atividades do Congresso, o senador Nelsinho Trad, de Mato Grosso do Sul, assumiu pela segunda vez a presidência da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI). Este é um dos órgãos mais importantes do Brasil, responsável por fiscalizar as ações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), das Forças Armadas e da Polícia Federal. A CCAI tem o papel de garantir que as atividades de inteligência do país sejam usadas para a segurança da população e não para outros interesses.

Canal WhatsApp

Para Nelsinho Trad, essa comissão é de extrema importância, especialmente para o Estado de Mato Grosso do Sul, que enfrenta desafios únicos por ser uma região de fronteira com o Paraguai e a Bolívia. "Nosso estado lida com questões muito sérias, como o tráfico de drogas, armas, contrabando e até crimes ambientais, como o desmatamento no Pantanal. Precisamos de uma fiscalização mais forte para proteger nossa população e a região", afirmou Trad.

O senador, que já havia presidido a CCAI em 2023-2024, agora retoma a liderança da comissão com a missão de fortalecer a segurança na fronteira, onde as atividades criminosas muitas vezes ultrapassam as barreiras estaduais e até nacionais. Trad explicou que, além de proteger a segurança pública, a comissão também tem o poder de convocar autoridades e requisitar documentos para garantir que as ações do Sistema Brasileiro de Inteligência sejam transparentes e em benefício da população.

Trad tem uma experiência importante para essa função. Em 2025, ele foi crucial na mediação de uma crise diplomática entre o Brasil e o Paraguai, quando o país vizinho acusou a Abin de espionagem. Esse episódio envolveu o Tratado de Itaipu, que regula a venda de energia entre os dois países. Trad conseguiu ajudar a retomar as negociações, mostrando sua habilidade em lidar com questões delicadas e sua preocupação com a boa relação entre os países da fronteira.

Agora, como presidente da CCAI, Trad pretende usar sua experiência para garantir que as informações de inteligência sejam usadas de maneira responsável, sem abusos ou desvios de finalidade. "O trabalho de inteligência é fundamental, mas precisa ser transparente e sempre em favor da segurança e bem-estar da sociedade", disse o senador.

Outro ponto que Trad pretende focar é o combate aos crimes transnacionais, como as organizações criminosas que atuam no Brasil e em países vizinhos. Ele acredita que o fortalecimento da fiscalização das atividades de inteligência será crucial para desarticular essas organizações, como o PCC e o CV, que operam nas fronteiras, muitas vezes facilitando o tráfico de drogas, armas e outros crimes.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop