tjms
POLÍTICA

'Não há incitação à violência nesta conta', diz advogado da Rumble sobre ordem de Moraes

Representante da plataforma americana afirmou que perfil do comentarista Rodrigo Constantino não faz novas postagens desde 2023

14 julho 2025 - 19h45Fellipe Gualberto
Empresas movem ação contra o ministro desde fevereiro em tribunal na Flórida
Empresas movem ação contra o ministro desde fevereiro em tribunal na Flórida - (Foto: Wilton Junior/Estadão)

O advogado da Rumble, Martin De Luca, afirmou que a conta do comentarista Rodrigo Constantino na plataforma não incita a violência, "está inativa desde dezembro de 2023 e seu conteúdo é estritamente sobre música ou questões políticas", com críticas ao ministro Alexandre de Moraes ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi dada em entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira, 14.

Canal WhatsApp

A manifestação do advogado ocorre após a Rumble e a Trump Media acionarem novamente a Justiça dos Estados Unidos contra Moraes em resposta à ordem emitida pelo ministro na última sexta-feira, 11. No documento, o magistrado pediu que a plataforma suspendesse, em até 48 horas, o perfil de Rodrigo Constantino.

De Luca definiu a ordem de Moraes como "uma movimentação defensiva" e uma "provação". Para ele, "a interpretação mais razoável é que essa é a forma de ele (Alexandre de Moraes) se manifestar em protesto às medidas que o presidente Trump anunciou", se referindo à sobretaxa de 50% imposta pelo presidente americano sobre os produtos brasileiros.

No documento, o presidente americano classificou os pedidos de remoção de conteúdo de plataformas online expedidos pelo STF como "ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS".

"Chamou muita atenção, porque esse mandado do ministro vem dois dias depois da carta do presidente Trump e porque não tem nada para bloquear no Brasil, considerando que por ordem dele mesmo (Moraes) a Rumble hoje está bloqueada no Brasil", explicou o representante da plataforma.

Desde fevereiro, a Trump Media e a Rumble movem ação contra Moraes por suposta violação à soberania americana. Em 8 de julho, o ministro do STF foi notificado sobre o andamento do processo na Justiça americana.

O Judiciário dos EUA deve determinar se os métodos a que o ministro recorreu para pedir a suspensão de contas e conteúdos da Rumble são legais.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop