BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
HOMENAGEM

Projeto propõe nome de Bento José Muniz a trecho da MS-386 em Mato Grosso do Sul

Proposta quer homenagear pioneiro da região de Jacareí, entre Japorã e Mundo Novo; tramitação já começou na Assembleia

5 setembro 2025 - 17h10Osvaldo Júnior
Deputado Lidio Lopes, autor da proposta, durante uso da palavra em sessão ordinária na ALEMS
Deputado Lidio Lopes, autor da proposta, durante uso da palavra em sessão ordinária na ALEMS - Foto: Luciana Nassar
ENERGISA

Um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) propõe nomear um trecho da rodovia estadual MS-386 em homenagem a Bento José Muniz, conhecido como Bentinho, pioneiro da região sul do Estado. O texto começou a tramitar nesta sexta-feira (5) e será apresentado formalmente na sessão ordinária da próxima terça-feira (9).

Canal WhatsApp

De autoria do deputado Lidio Lopes (sem partido), o Projeto de Lei 236/2025 propõe que o nome “Bento José Muniz” passe a denominar o trecho da MS-386 que vai do entroncamento com a MS-180, na altura da Aldeia Porto Lindo, até o entroncamento com a BR-163, atravessando os municípios de Japorã e Mundo Novo, incluindo o Distrito de Jacareí e o Assentamento Indiana.

Reconhecimento ao pioneirismo local

Na justificativa, o parlamentar destaca a trajetória de Bentinho como símbolo de dedicação e contribuição ao desenvolvimento da região. “O presente Projeto de Lei tem por finalidade prestar uma justa e merecida homenagem in memoriam ao senhor Bento José Muniz, popularmente conhecido como Bentinho, que dedicou sua vida ao bem-estar da população sul-mato-grossense”, afirmou o deputado.

Nascido em 1905, em Guanambi (BA), Bentinho trabalhou como delegado em Piacatu (SP), mas deixou o cargo e migrou para o território sul-mato-grossense em busca de novas oportunidades. Em 1953, chegou à região onde hoje está localizado o Distrito de Jacareí, no município de Japorã, com a esposa, Benta Maria das Dores Muniz, e os filhos, sendo a primeira família a se estabelecer na localidade.

Legado mantido por gerações

O pioneirismo de Bento José Muniz é apontado como fator decisivo para o início do povoamento da região. Além de ter contribuído com o desenvolvimento socioeconômico local, sua família cresceu e permaneceu enraizada no território. O casal teve oito filhos, 47 netos e 76 bisnetos, muitos ainda residentes na área.

“A presença da família Muniz foi fundamental para a consolidação da comunidade. Essa homenagem é uma forma de reconhecer a história e a contribuição deixada por Bentinho”, afirmou Lidio Lopes.

Próximos passos na ALEMS

Após a apresentação em plenário, o projeto será encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se receber parecer favorável, continuará a tramitar nas demais comissões até ser votado pelos deputados estaduais.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas