Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
05 de fevereiro de 2026 - 11h05
maracaju
ACORDO COM A UE

Mato Grosso do Sul pode vender mais soja, carne e celulose com acordo com a União Europeia

Senador de MS cria grupo para acompanhar o impacto do acordo entre Mercosul e União Europeia

5 fevereiro 2026 - 09h50Redação
Senador Nelsinho Trad cria Grupo de Trabalho no Senado para acompanhar acordo MercosulUnião Europeia
Senador Nelsinho Trad cria Grupo de Trabalho no Senado para acompanhar acordo MercosulUnião Europeia - (Foto: Sheyla Leal)

Na última quarta-feira (04), a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou a criação de um grupo de trabalho para acompanhar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O senador Nelsinho Trad, de Mato Grosso do Sul, foi quem sugeriu a criação do grupo, que vai verificar como o acordo vai afetar setores importantes, como o agronegócio e a indústria.

Canal WhatsApp

O grupo vai ajudar a monitorar como o acordo vai funcionar, especialmente para a soja, a carne e a celulose, produtos que Mato Grosso do Sul exporta muito. O senador disse que o grupo será um canal para que produtores e empresários do estado possam fazer perguntas ou relatar problemas durante a implementação do acordo.

O acordo pode beneficiar os exportadores do estado, já que a União Europeia é um grande destino para a soja, carne e celulose produzidos no estado. Em 2025, Mato Grosso do Sul exportou US$ 1,3 bilhão para a União Europeia e teve um superávit de US$ 812 milhões na balança comercial com o bloco. Trad acredita que esse número pode crescer com o novo acordo.

O senador também está articulando com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados para acelerar a votação do acordo no Congresso, com a previsão de que a votação aconteça no final de fevereiro, depois do Carnaval.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop