bonito
NACIONAL

Motociata com Bolsonaro reforça esquema de segurança em Brasília nesta terça

Evento mobiliza apoiadores do ex-presidente e acende alerta de autoridades; Praça dos Três Poderes segue cercada por grades desde sábado

29 julho 2025 - 10h25Maria Magnabosco
Bolsonaro quando esteve em Campo Grande nas eleições 2022
Bolsonaro quando esteve em Campo Grande nas eleições 2022 - (Foto: Arquivo)

A capital federal terá reforço na segurança nesta terça-feira (29) por conta da motociata que contará com a presença confirmada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A concentração do evento ocorre às 15h, na parte externa do Brasília Capital Moto Week, na Granja do Torto, e o trajeto será monitorado de perto por diferentes órgãos de segurança.

Canal WhatsApp

Mesmo sem previsão de passagem pelos arredores do Supremo Tribunal Federal (STF), o entorno do prédio contará com reforço policial, incluindo agentes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e da Polícia Judicial. O prédio está localizado na Praça dos Três Poderes, que segue cercada por grades desde o último sábado (27), medida preventiva adotada após um acampamento de deputados bolsonaristas no local.

De acordo com o governo do Distrito Federal, o trajeto da motociata inclui o Eixo Norte, passa pela Rodoviária do Plano Piloto, contorna o Eixão Norte e retorna à Granja do Torto. Para garantir a segurança viária, haverá interdições nas vias N1 e S1, além da alça Leste, a partir do Museu da República.

A SSP-DF afirma que adotará uma “abordagem equilibrada” para garantir a liberdade de manifestação, sem colocar em risco a segurança dos prédios públicos e das instituições. "Os atos serão acompanhados para que respeitem os limites constitucionais", destacou a secretaria em nota.

Segurança reforçada após tensão política - A Praça dos Três Poderes permanece cercada desde que parlamentares iniciaram um protesto contra as medidas impostas pelo Supremo Tribunal Federal a Jair Bolsonaro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e o recolhimento domiciliar noturno.

A decisão de cercar a área partiu do ministro Alexandre de Moraes, que justificou a medida como forma de evitar novos episódios como os atos de 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

Desde então, o STF tem adotado uma postura mais rígida na prevenção de manifestações com potencial de escalada violenta. A presença de Bolsonaro em eventos públicos, ainda que permitida durante o dia, ocorre sob vigilância, já que o ex-presidente cumpre medidas cautelares determinadas pelo Supremo.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas