BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
POLÍTICA

Moraes disse que bolsonaristas que o hostilizaram esperavam 'reação agressiva'

Ministro do STF hostilizado em Roma no dia 14 de julho relatou aos investigadores que, ao ser xingado de 'bandido' por um manifestante, retrucou e também o chamou de 'bandido' em 'tom jocoso'

5 outubro 2023 - 13h15
Alexandre de Moraes declarou à PF que fotografou bolsonaristas que o hostilizaram em aeroporto para que fossem identificados e responsabilizados.
Alexandre de Moraes declarou à PF que fotografou bolsonaristas que o hostilizaram em aeroporto para que fossem identificados e responsabilizados. - (Foto: WILTON JUNIOR)
ENERGISA

Saiba Mais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), narrou à Polícia Federal (PF), em depoimento prestado em julho, que foi chamado de "comunista", "bandido", "comprado", e "fraudador de urnas" por bolsonaristas que o hostilizaram no aeroporto de Roma (Itália).

Canal WhatsApp

A PF analisou as imagens das câmeras de segurança do terminal e concluiu que o empresário Roberto Mantovani "aparentemente" bateu com "hostilidade" no rosto do filho do ministro.

Procurado pelo Estadão, o advogado Ralph Tortima Filho, que representa o empresário, afirmou que o relatório contém apenas imagens "selecionadas" pela Polícia Federal. "Me parece contraditório o sigilo das imagens do aeroporto", disse à reportagem.

Alexandre de Moraes prestou depoimento à PF sobre hostilidades que sofreu em aeroporto.

Alexandre de Moraes prestou depoimento à PF sobre hostilidades que sofreu em aeroporto. (Foto: Reprodução)

A versão de Alexandre de Moraes é que a mulher do empresário, Andreia Munarão, o abordou "aos berros" na entrada da sala VIP do aeroporto. O ministro afirmou que não presenciou a agressão ao filho.

Moraes declarou que as ofensas continuaram e que avisou ao empresário e a seus familiares que iria fotografá-los para que fossem identificados e responsabilizados.

"Ao longo dessa discussão, os agressores reiteravam as ofensas e realizavam gravações esperando uma reação agressiva", diz um trecho do termo de depoimento.

O ministro admite que, ao ser chamado de "bandido" pelo corretor de imóveis Alex Zanatta Bignotto, genro de Mantovani, "repetiu a mesma expressão em tom jocoso".

Análise da PF em imagens de aeroporto conclui que empresário Roberto Mantovani 'aparentemente' bateu no rosto do filho do ministro Alexandre de Moraes.

Análise da PF em imagens de aeroporto conclui que empresário Roberto Mantovani ‘aparentemente’ bateu no rosto do filho do ministro Alexandre de Moraes. (Foto: Reprodução)

O filho de Moraes, o advogado Alexandre Barci, também foi ouvido pela PF. Ele narrou que, quando Andreia começou a ofender o pai, "pediu respeito" e advertiu que "medidas legais cabíveis" seriam tomadas.

Afirmou ainda que foi agredido por Roberto Mantovani no momento em que tentou pegar o celular para fotografar o grupo e que o tapa chegou a entortar seus óculos. Ele negou ter ofendido os manifestantes.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop