
Em sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (3), os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino brincaram sobre o posicionamento do colega André Mendonça durante a discussão da reforma da Lei de Improbidade Administrativa.

Moraes se dirigiu ao presidente da sessão, Edson Fachin, e disse: “Presidente, depois desses debates, o ministro André vai querer ir para a Primeira Turma”. A declaração provocou risadas no plenário. Flávio Dino também comentou de forma bem-humorada: “Estou achando ele muito punitivista hoje, estou impressionado. Vossa Excelência quer permutar comigo?”.
A Primeira Turma do STF, à qual Moraes e Dino pertencem, é conhecida por decisões mais punitivistas em ações penais. Mendonça, por sua vez, integra a Segunda Turma. Ministros não escolhem a turma ao entrar no STF, mas podem se transferir se houver vaga e com prioridade para o mais antigo entre os interessados.
Durante a sessão, os magistrados julgavam as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 6678 e 7156, que questionam pontos da Lei de Improbidade Administrativa. Até o momento, apenas o relator André Mendonça proferiu seu voto, já que Moraes pediu vista, suspendendo temporariamente a análise do processo.
