Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
30 de janeiro de 2026 - 23h44
SENAR
POLÍTICA

Moraes autoriza visita de Nikolas Ferreira a Bolsonaro na Papudinha

Deputados e senadores do PL terão datas e horários definidos para encontros com o ex-presidente

30 janeiro 2026 - 20h00João Pedro Bitencourt
Bolsonaro cumpre pena na Papudinha, onde receberá visitas de parlamentares autorizadas pelo STF.
Bolsonaro cumpre pena na Papudinha, onde receberá visitas de parlamentares autorizadas pelo STF. - (Foto: Antonio Augusto/STF)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a visita do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre pena no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A decisão foi assinada nesta sexta-feira (30).

Canal WhatsApp

De acordo com o despacho, Nikolas poderá visitar Bolsonaro no dia 21 de fevereiro, um sábado, no horário das 8h às 10h. No mesmo dia, o deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) também foi autorizado a realizar visita, das 11h às 13h.

A decisão do ministro estabelece ainda um cronograma para outros parlamentares. Para o dia 18 de fevereiro, uma quarta-feira, o senador Carlos Portinho (PL-RJ) poderá visitar Bolsonaro das 11h às 13h. Já o senador Bruno Bonetti (PL-RJ) foi autorizado a comparecer das 8h às 10h no mesmo dia. Bonetti é primeiro suplente do senador Romário (PL-RJ) e assumiu o mandato em dezembro, após o titular entrar de licença.

Bolsonaro foi transferido para a Papudinha no dia 16 de janeiro, por determinação de Alexandre de Moraes. O ex-presidente cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão, em regime inicial fechado. Ele foi condenado pelos crimes de organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado contra o patrimônio da União.

Rotina na unidade prisional

Também nesta sexta-feira, a direção da Penitenciária da Papudinha encaminhou ao STF um relatório com informações sobre a rotina de Bolsonaro entre os dias 15 e 27 de janeiro de 2026. O documento detalha aspectos médicos, atividades diárias e visitas recebidas pelo ex-presidente no período.

Segundo o relatório, Bolsonaro recebe acompanhamento médico diário, feito tanto por profissionais particulares quanto por equipes da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. O texto informa ainda que ele iniciou sessões de fisioterapia no dia 17 de janeiro, atividade que passou a realizar quase diariamente.

O ex-presidente também mantém uma rotina regular de caminhadas como forma de atividade física. No campo religioso, o relatório aponta que Bolsonaro participou, em alguns dias, de atividades de capelania, serviço oferecido no sistema prisional que inclui acompanhamento espiritual, orações e orientações pastorais.

Em relação às visitas, a unidade registrou encontros semanais com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), realizados às quartas e quintas-feiras, conforme as normas internas do presídio. As reuniões com a equipe de defesa ocorrem com frequência quase diária, segundo a administração da penitenciária.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop