
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou neste domingo (31) a visita da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro, um dia antes do início do julgamento da chamada trama golpista na Primeira Turma da Corte.

De acordo com a decisão, Damares poderá permanecer na residência de Bolsonaro, no bairro Jardim Botânico, em Brasília, entre 10h e 18h desta segunda-feira (1º). Como já estabelecido anteriormente, os veículos de visitantes terão de passar por revista da Polícia Penal do Distrito Federal ao deixar o condomínio.
Reforço na segurança por risco de evasão
A determinação de vistoria integra um pacote de medidas de segurança adotadas por Moraes após alertas da Polícia Federal e da Secretaria de Administração Penitenciária do DF sobre risco de fuga do ex-presidente.
No sábado (30), o ministro autorizou ainda o monitoramento presencial da área externa da residência de Bolsonaro. De acordo com os órgãos de segurança, há “pontos cegos” no entorno da casa, já que o imóvel faz divisa lateral e traseira com outros terrenos, o que dificultaria o rastreamento eletrônico.
Manifestação da PGR
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apoiou o reforço da vigilância, alegando que as medidas são necessárias diante da possibilidade de evasão do ex-presidente. O julgamento da Primeira Turma do STF nesta semana será mais um capítulo da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado.
