Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
30 de setembro de 2025 - 15h18
tjms
PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Monumento Cavaleiro Guaicuru no Parque das Nações Indígenas poderá ser tombado

O projeto proíbe, sob pena de 100% do dano causado, além de outras cominações legais, a demolição, destruição, mutilação, pintura, reforma, ampliação, modificação e qualquer obra à conservação do monumento

15 agosto 2017 - 12h23Da redação
Monumento foi inaugurado em 2004 no Parque das Nações Indígenas
Monumento foi inaugurado em 2004 no Parque das Nações Indígenas - Arquivo
Terça da Carne

Inaugurado em 2004 no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, o monumento “Cavaleiro Guaicuru” poderá ser tombado. É o que prevê Projeto de Decreto Legislativo que institui o processo para transformar a escultura em patrimônio histórico de Mato Grosso do Sul. A proposição foi apresentada na sessão desta terça-feira (15) pela deputada estadual Antonieta Amorim (PMDB).

Canal WhatsApp

O projeto proíbe, sob pena de 100% do dano causado, além de outras cominações legais, a demolição, destruição, mutilação, pintura, reforma, ampliação, modificação e qualquer obra à conservação do monumento, sem prévia autorização do órgão estadual responsável pela guarda do patrimônio histórico do Estado.

Obra do escultor sul-mato-grossense Anor Mendes, o monumento foi construído em armação de ferro e revestido com uma mistura de resina e pó de mármore. “A estátua é uma homenagem a etnia que exerceu um papel histórico de guarda vigilante da nossa fronteira. Hoje, é um dos principais pontos turísticos de Campo Grande. Para que não seja abandonado esse importante monumento pelo Poder Público, urge o seu tombamento”, destacou.

Utilidade Pública

Na sessão de hoje também foi apresentado Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação Luso-Brasileira de Campo Grande, de autoria do deputado Dr. Paulo Siufi (PMDB). A entidade foi fundada em 14 de julho de 1929, com sede no Bairro Giocondo Orsi.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop