bonito
VISITA A MS

Ministra Sônia Guajajara lidera comitiva em MS para fortalecer diálogo com terras indígenas

Encontros visam promover a integração entre governos e comunidades indígenas, abordando questões de direitos e políticas públicas

13 novembro 2023 - 17h00Da Redação
Sônia Guajajara
Sônia Guajajara - (Foto: ABrasil)

Nesta quarta-feira (15), a ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, encabeça uma comitiva que visitará Mato Grosso do Sul, para estreitar o diálogo com gestores municipais que administram territórios com presença indígena.

Canal WhatsApp

O primeiro encontro será na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), marcando um momento histórico de conversa direta entre os níveis federal, estadual e municipal sobre as questões indígenas.

A comitiva, que inclui Eloy Terena, Secretário-Executivo do Ministério, e Gasparini Kaingang, assessor da ministra, irá promover uma interação mais próxima e efetiva com as comunidades indígenas na região.

Valdir Couto de Souza Júnior, presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, ressalta a importância desse diálogo, enfatizando que é a primeira vez que as questões dos territórios indígenas serão discutidas conjuntamente por representantes dos três níveis de governo.

"Esta é uma reunião de trabalho importante, com a participação de representantes dos poderes legislativo e judiciário, além de órgãos governamentais. Será a primeira vez em que discutiremos de maneira conjunta sobre a questão dos territórios indígenas em Mato Grosso do Sul", explica.

A reunião contará com o Governador Eduardo Riedel, a Secretária adjunta de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Viviane Luiza, e o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para os Povos Originários, Fernando Souza.

16ª Assembleia do Povo Terena - Paralelamente, nos dias 15 a 18 de novembro, acontecerá a 16ª Assembleia do Povo Terena na aldeia Cabeceira, em Nioaque, com a presença da ministra Sônia Guajajara. Lá, ela participará da Mesa-1, abordando a "Conjuntura Política Nacional" e as questões de território.

O evento também contará com a presença de importantes nomes do movimento indígena, incluindo Eloy Terena, a Deputada Federal Célia Xakriabá, Kleber Karipuna da APIB, a Deputada Federal Juliana Cardoso e o Coordenador jurídico da APIB, Maurício Terena.

Organizada pelo Conselho do Povo Terena (CONS), a Assembleia tem como foco reunir lideranças indígenas do estado em torno da luta por direitos originários e resistência frente às políticas indigenistas atuais. Lideranças de outros povos indígenas de MS, como os Kinikinau, Kadiweu, Kaiowa, Guarani Ñandeva e Guató, também apoiarão o evento, reafirmando seu compromisso com a luta por territórios tradicionais e a busca pelo bem viver.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop