Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
22 de dezembro de 2025 - 22h59
senar
POLÍTICA

Ministério da Justiça envia ao Itamaraty pedido de extradição de Alexandre Ramagem

Ex-deputado condenado por trama golpista está foragido nos Estados Unidos desde setembro

22 dezembro 2025 - 21h00Agência Brasil
Ministério da Justiça encaminhou ao Itamaraty pedido de extradição de Alexandre Ramagem, foragido nos EUA.
Ministério da Justiça encaminhou ao Itamaraty pedido de extradição de Alexandre Ramagem, foragido nos EUA. - (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou nesta segunda-feira (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que encaminhou ao Itamaraty o pedido de extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que se encontra foragido nos Estados Unidos. Com o envio ao Ministério das Relações Exteriores, o próximo passo será a formalização do pedido junto ao governo norte-americano.

Canal WhatsApp

O processo de extradição foi solicitado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal que condenou Ramagem a 16 anos de prisão no caso da trama golpista. Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, Ramagem é apontado como um dos envolvidos no esquema investigado pelo STF.

Segundo as investigações, Ramagem deixou o Brasil em setembro para evitar o cumprimento da pena. Ele está morando em Miami, nos Estados Unidos. À época, o ex-deputado estava proibido por decisão judicial de sair do país e deveria ter entregue todos os passaportes, tanto nacionais quanto estrangeiros.

De acordo com a Polícia Federal, Ramagem teria fugido do Brasil pela fronteira com a Guiana e, posteriormente, embarcado para os Estados Unidos utilizando um passaporte diplomático. O episódio agravou a situação do ex-parlamentar perante o Supremo.

Na última sexta-feira (19), a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declarou a cassação do mandato de Alexandre Ramagem. A medida cumpre determinação constitucional que prevê a perda automática do mandato parlamentar em caso de condenação criminal com trânsito em julgado.

Com a tramitação do pedido de extradição, caberá agora ao Itamaraty conduzir as tratativas diplomáticas com as autoridades dos Estados Unidos, que irão analisar a solicitação conforme os tratados internacionais firmados entre os dois países.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop