
O presidente da Argentina, Javier Milei, causou repercussão nas redes sociais nesta segunda-feira (15) ao compartilhar um mapa que compara países sul-americanos governados pela esquerda a uma grande favela, enquanto as demais nações são representadas como regiões futuristas. A publicação foi feita após a vitória de José Antonio Kast, candidato de direita, nas eleições presidenciais do Chile, realizadas no domingo (14).
A imagem foi originalmente publicada por um perfil que apoia Milei e exalta seu governo. A ilustração apresenta uma divisão simbólica da América do Sul entre países “atrasados”, como Brasil, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa, e outros considerados “avançados”, de acordo com sua orientação política.
Essa foi a imagem publicada nas redes sociais de Javier - (Foto: Reprodução)
Antes disso, Milei já havia divulgado uma versão semelhante feita pelo cartunista Cristian Dzwonik, criador do personagem Gaturro. Na legenda da postagem, ele afirmou que a “Argentina definiu o rumo para a América Latina”, enquanto Dzwonik classificava os países em “civilização” e “barbárie”.
A Guiana Francesa aparece nos mapas apesar de não ser um país independente, mas sim um território da França.

