alms
EX-PRIMEIRA-DAMA

Michelle Bolsonaro relembra foto de Lula com camiseta "anistia"

Ex-primeira-dama compartilha imagem histórica do ex-presidente durante mobilização pró-anistia na ditadura, enquanto PL pressiona por projeto que reduza penas de golpistas

18 setembro 2025 - 19h15Karina Ferreira
Michelle Bolsonaro relembra foto de Lula com camiseta anistia.
Michelle Bolsonaro relembra foto de Lula com camiseta "anistia". - (Foto: Reprodução)
ENERGISA

Um dia após a Câmara dos Deputados aprovar o regime de urgência para o projeto de lei que perdoa condenados pelos atos do 8 de Janeiro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) voltou a publicar, nesta quinta-feira (18), uma foto antiga do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usando uma camiseta com a palavra “anistia”. A imagem já havia sido compartilhada em março, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve em Copacabana, no Rio, defendendo anistia aos envolvidos na trama golpista.

Canal WhatsApp

Atualmente condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes, Bolsonaro busca reduzir ou evitar o cumprimento da pena de 27 anos, por meio do projeto que tramita no Congresso. Apesar de sinais do Senado e do próprio STF de que a medida seria inconstitucional, aliados do ex-presidente seguem pressionando pela sua aprovação. Há negociações para que a proposta diminua as penas dos participantes do 8 de Janeiro, mas não se estenda a Bolsonaro e seus aliados.

Foto histórica e contexto da anistia

A imagem de Lula foi registrada em abril de 1979 pelo fotógrafo Iugo Koyama, no ABC Paulista. O então sindicalista distribuía panfletos em favor da Lei da Anistia, que foi resultado de mobilização iniciada em 1975 por organizações da sociedade civil e sancionada em agosto de 1979 pelo último presidente militar, João Baptista Figueiredo.

A lei previa a extinção coletiva de punibilidade, beneficiando cerca de 4.650 pessoas punidas por crimes políticos entre setembro de 1961 e agosto de 1979. Entre elas, estavam militantes presos, exilados ou destituídos de cargos, assim como representantes sindicais com direitos políticos suspensos.

Contudo, a anistia também alcançou militares e policiais que, no exercício de suas funções, cometeram tortura, assassinatos e prisões ilegais contra opositores do regime. Lula, por exemplo, foi preso em 1980 por liderar greve após o período de aprovação da lei.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop