
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) elogiou, em suas redes sociais, o voto do ministro Luiz Fux do Supremo Tribunal Federal (STF) que se posicionou contra as medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em postagem no Instagram, Michelle fez um trocadilho com o nome de Fux, chamando-o de “facho de ‘lux’ no STF”, em referência à postura do ministro em não acompanhar a decisão da maioria da Primeira Turma do Supremo, que manteve as restrições, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica para Bolsonaro.
Fux divergiu da maioria dos ministros ao considerar as medidas desproporcionais, argumentando que elas restringem direitos fundamentais como a liberdade de expressão e de ir e vir de Bolsonaro.
O ministro também discordou da avaliação de risco de fuga e de articulação com autoridades estrangeiras, sugerindo que não havia justificativa para as restrições.
O julgamento das medidas cautelares foi realizado no plenário virtual do STF, com a maioria dos ministros votando a favor das restrições. O placar final foi de 4 a 1, com os votos de Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Moraes a favor das medidas. Fux foi o único a votar contra.
Esse não é o primeiro elogio de Michelle a Luiz Fux. Em outra ocasião, ela destacou a sensatez do ministro no julgamento de Débora Rodrigues dos Santos, acusada de danificar a estátua da Justiça com um desenho, quando Fux defendeu uma pena mais branda em comparação com a proposta de Moraes.
