
Na última terça-feira (16), a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, por unanimidade, a criação da Medalha Irmã Silvia Vecellio. A iniciativa é do vereador Dr. Victor Rocha (PSDB) e tem como objetivo reconhecer profissionais da saúde que se destacam no atendimento à população.

A entrega será feita uma vez por ano, sempre em outubro. Poderão receber a medalha médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, gestores e outros trabalhadores da área. “Irmã Silvia dedica sua vida a cuidar dos que mais precisam. Com esta medalha, reconhecemos os profissionais que seguem esse mesmo caminho”, disse o vereador.
Irmã Silvia Vecellio nasceu na Itália, em 1931, e chegou ao Brasil em 1959. Em Campo Grande, transformou o Hospital São Julião, antes marcado pelo abandono de pacientes com hanseníase. Criou a Associação de Auxílio e Recuperação de Hansenianos, em 1970, e fez do hospital uma referência em dignidade e cuidado.
Hoje, aos 94 anos, Irmã Silvia segue inspirando. Em agosto, recebeu o Prêmio Zilda Arns e foi tema de um documentário sobre sua vida. Agora, seu nome passa a dar título a uma medalha que vai, ano após ano, lembrar a cidade do valor da solidariedade.
