Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
16 de outubro de 2025 - 19h43
DP-Barros---Parabens-MS
ELEIÇÕES 2026

MDB só definirá apoio a Lula ou Tarcísio após convenção nacional, diz Baleia Rossi

Presidente do partido afirma que decisão sobre apoio à disputa presidencial será tomada coletivamente e destaca foco em candidaturas estaduais.

16 outubro 2025 - 16h55Geovani Bucci
Presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, afirmou que partido só decidirá apoio à disputa presidencial após convenção nacional.
Presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, afirmou que partido só decidirá apoio à disputa presidencial após convenção nacional. - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), afirmou nesta quinta-feira (16) que o partido só decidirá se apoiará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição ou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), após a convenção partidária pré-eleitoral.

Canal WhatsApp

“A decisão nacional vai ser tirada na convenção. O MDB, diferentemente de outros partidos, tem diretórios e composição em cada um dos Estados. Na convenção, todos terão direito ao voto e poderão opinar se apoiam um projeto, outro, ou até se o partido não participará da eleição nacional”, afirmou Baleia Rossi.

O dirigente participou de um almoço promovido pelo Grupo Voto, em São Paulo, ao lado de Gilberto Kassab (PSD), Paulo Serra (PSDB) e Renata Abreu (Podemos). Durante o encontro, Baleia destacou que o MDB está comprometido com a reeleição de Tarcísio de Freitas ao governo paulista e que o partido pretende lançar ao menos oito candidatos próprios a governador em 2026.

Estratégia estadual - Entre os nomes citados por Baleia Rossi estão Gabriel Souza, vice-governador do Rio Grande do Sul, que assumirá o cargo com a saída de Eduardo Leite (PSD) e deve disputar a reeleição; Ricardo Ferraço, vice do Espírito Santo, que também deverá concorrer ao governo; e Daniel Vilela, vice de Goiás, que sucederá Ronaldo Caiado (União Brasil).

O presidente do MDB também mencionou que a vice-governadora do Pará, Hanna Ghassan, deverá assumir o cargo com a saída de Helder Barbalho e disputar o governo, enquanto o ex-ministro Renan Filho, em Alagoas, deve concorrer novamente.

Além desses, Baleia indicou que o MDB estuda lançar candidaturas próprias na Paraíba, Maranhão e Amapá, fortalecendo sua presença regional antes de definir a posição nacional.

Cenário político - Apesar de Tarcísio de Freitas ter reiterado publicamente que não pretende disputar a Presidência em 2026, seu nome segue sendo ventilado em setores da direita como possível alternativa ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Já o presidente Lula tenta consolidar apoios na base governista para viabilizar um novo mandato.

Com diretórios fortes e presença consolidada nos Estados, o MDB é visto como um aliado estratégico por ambos os lados na disputa presidencial.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas