
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chegou por volta das 16h25 (horário de Brasília) desta quinta-feira (16) à residência oficial do Brasil em Washington, após participar de uma reunião com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, na Casa Branca. O chanceler não falou com a imprensa ao deixar o local.

De acordo com interlocutores do Itamaraty, a reunião teve cerca de uma hora de duração e foi dividida em duas etapas.
Na primeira parte, o encontro foi privado entre Vieira e Rubio, com duração aproximada de 15 minutos. Há expectativa de que a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti, também tenha participado desse momento reservado.
Em seguida, houve uma reunião ampliada entre representantes dos dois países. Pelo lado brasileiro, participaram os embaixadores Maurício Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente; Philip Gough, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros; e Joel Sampaio, chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social do Itamaraty.
Do lado norte-americano, o destaque foi a presença do representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, que integrou a segunda parte da conversa, estimada em 50 minutos.
O encontro foi o primeiro entre Vieira e Rubio desde a conversa telefônica entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, ocorrida na semana passada, que tratou da relação bilateral entre Brasil e Estados Unidos e de temas de comércio e cooperação internacional.
Ainda não há detalhes sobre o teor das discussões diplomáticas mantidas na reunião desta quinta-feira.
