Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
12 de novembro de 2025 - 19h02
Fiems 46 Anos
RELAÇÕES EXTERIORES

Mauro Vieira e Marco Rubio discutem negociações comerciais entre Brasil e EUA no Canadá

Encontro ocorreu à margem da reunião do G7, em Niágara; países buscam avanço nas tratativas sobre tarifas bilaterais

12 novembro 2025 - 17h15
Chanceler Mauro Vieira se reuniu com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio
Chanceler Mauro Vieira se reuniu com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio - Foto: Sputnik Brasil / Telegram

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se nesta quarta-feira (12) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em Niágara, no Canadá, durante a reunião do G7, grupo que reúne as maiores economias do mundo.

Canal WhatsApp

Segundo o Itamaraty, o encontro tratou do andamento das negociações bilaterais sobre tarifas comerciais, tema que tem mobilizado os dois governos desde o início do ano.

“O Brasil encaminhou, no último dia 4 de novembro, uma proposta de negociação aos Estados Unidos, após reunião virtual entre as equipes técnicas dos dois países”, informou o Itamaraty.

Reunião para avançar no diálogo - Vieira destacou a importância de acelerar as tratativas, conforme determinação dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, que discutiram o tema em encontro recente na Malásia.

Durante a reunião em Niágara, os dois ministros acordaram marcar uma nova reunião presencial nas próximas semanas para discutir o estágio atual das conversas e buscar um entendimento sobre as medidas tarifárias.

As conversas entre Brasil e Estados Unidos envolvem tarifas sobre produtos agrícolas e industriais, em meio ao chamado “tarifaço” norte-americano, que tem impactado exportações brasileiras.

O governo brasileiro tenta um acordo que reduza as barreiras impostas a produtos como café, aço e automóveis, considerados estratégicos para a balança comercial.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas