
De Londres para Mato Grosso do Sul, o PEN Clube Centro-Oeste empossou novos membros em uma cerimônia festiva realizada na noite desta sexta-feira (23), em Campo Grande. Entre os empossados está Marlene Figueira da Silva, secretária de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), que agora representa o Estado na rede internacional de escritores, artistas, poetas e jornalistas presente em 104 países.
Autora do livro “Até o último dia... deixa eu viver do meu jeito! Assim é que sou feliz”, publicado pela Life Editora, Marlene descreveu o convite como um momento de realização pessoal e profissional.
“Sempre gostei de escrever e não esperava o convite vir tão rápido. Escrevi muito na minha área técnica, depois vieram os romances, crônicas e poesias. Agora com o livro lançado, sinto que estou colhendo frutos”, afirmou emocionada.
Além de celebrar a conquista, Marlene destacou que sua entrada no PEN Clube abre portas para outros servidores e escritores sul-mato-grossenses.
“Hoje mesmo uma colega jornalista me disse que sonha em escrever um livro. Eu a encorajei — a gente tem que fazer despontar o que o sul-mato-grossense tem no coração. Fico feliz em inspirar novos talentos”, completou.
O convite foi feito por Delasnieve Daspet, escritora, advogada e presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AFLAMS). Ela foi responsável por fundar a primeira filial do PEN Clube fora do Rio de Janeiro e hoje coordena a expansão da entidade em outras regiões.
Segundo Delasnieve, o PEN Clube, que possui 147 escritórios em todo o mundo e 13 no Brasil, tem como missão defender a liberdade de expressão e dar voz aos escritores.
“O jornalista, por exemplo, não pode ser calado. Trabalhamos pela liberdade de expressão e pela paz. Há escritores presos na África, Ásia e Oriente Médio — e nossa luta é para que eles possam ser ouvidos”, destacou.
Delasnieve também ressaltou o protagonismo das mulheres no universo literário.
“A literatura e a poesia são femininas. A mulher é geradora de vidas, metade do mundo e mãe da outra metade. Saí de uma fazenda em Porto Murtinho e hoje estou aqui tocando esse trabalho. O lugar da mulher é onde ela quiser estar”, disse.
O evento de posse ocorreu no Casa Blanca Adega & Bistrô, em Campo Grande, e simboliza a presença crescente de Mato Grosso do Sul na cena literária global. A adesão de novos membros reforça o papel da diversidade cultural e regional na literatura mundial.
Saiba mais sobre o PEN Clube no site oficial.

