3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
POLÍTICA

Rogério Marinho anuncia obstrução no Senado após prisão de Bolsonaro e critica Davi Alcolumbre

Líder da oposição no Senado exige impeachment de Moraes e acusa Davi Alcolumbre de desrespeitar o Parlamento

5 agosto 2025 - 11h00Naomi Matsui e Pepita Ortega
Rodrigo Marinho foi surpreendido quando ouviu voz de prisão do delegado como um dos suspeitos citados na decisão judicial
Rodrigo Marinho foi surpreendido quando ouviu voz de prisão do delegado como um dos suspeitos citados na decisão judicial - Foto: @rodrigomarinho.oficial via Instagram
Terça da Carne

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, anunciou nesta terça-feira (5) a obstrução das sessões da Casa, em um protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Marinho afirmou que a medida é extrema, mas necessária, dado o que considera ser a falta de interlocução com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Segundo o senador, há 15 dias ele tenta, sem sucesso, uma conversa com Alcolumbre sobre temas como o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mas tem encontrado resistência.

Canal WhatsApp

“Quero anunciar que hoje, no Senado e na Câmara, ocupamos as Mesas e vamos obstruir as sessões. O Senado está com cinco senadores sentados na Mesa. Na Câmara também. É uma medida extrema, mas faz 15 dias que eu, como líder da oposição, não consigo interlocução com o presidente Davi Alcolumbre. É um desrespeito com a Casa e o Parlamento. Ele pode ser aliado do governo, mas não pode ficar de costas para o Parlamento”, disse Marinho, destacando a gravidade de sua decisão de obstruir o andamento das atividades legislativas.

Além da obstrução, Rogério Marinho criticou abertamente Davi Alcolumbre, sugerindo que ele precisa "ter estatura" para dar abertura ao processo de impeachment de Alexandre de Moraes. O ministro do STF tem sido alvo frequente de ataques por parte de aliados de Bolsonaro, especialmente desde a investigação sobre as invasões de 8 de janeiro e a condução de processos envolvendo membros da oposição.

Para Marinho, a postura de Alcolumbre não condiz com o papel do presidente do Senado, que, em sua visão, deveria ser um facilitador de diálogos dentro do Parlamento, e não se aliar cegamente ao governo. As tensões entre o Senado e a oposição, incluindo críticas à condução dos trabalhos legislativos, têm se intensificado à medida que os aliados de Bolsonaro buscam reverter o que consideram ser decisões prejudiciais a seus interesses.

Durante a coletiva convocada pela oposição, o líder do PL-RN também defendeu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue o foro privilegiado. A proposta, que tem ganhado força entre a oposição, visa retirar o privilégio de certos políticos e autoridades, obrigando-os a serem julgados na Justiça comum, como qualquer cidadão.

Marinho ainda ressaltou a importância de conceder uma "anistia" aos condenados pelos eventos de 8 de janeiro, que invadiram os três Poderes da República em um ato de insurreição. Para o senador, essa medida seria crucial para "reconciliar o País", apesar das críticas de setores da sociedade e da política que alegam que a anistia poderia enfraquecer o combate a atos antidemocráticos.

Outro ponto abordado por Marinho foi o inquérito das fake news, uma investigação conduzida pelo STF sobre a disseminação de desinformação nas redes sociais. O senador classificou o inquérito como o "ovo da serpente", uma referência à sua opinião de que a investigação foi o ponto de partida para outras ações que, na sua visão, poderiam comprometer a liberdade de expressão e a democracia no Brasil.

A obstrução no Senado, liderada por Rogério Marinho, simboliza a crescente insatisfação da oposição com a condução das pautas no Congresso. As críticas à postura de Davi Alcolumbre e à decisão do STF em temas como fake news e 8 de janeiro revelam um momento de forte polarização política no país. A oposição, por meio de suas propostas, busca não apenas revisar decisões de juízes e parlamentares, mas também promover uma mudança significativa nas regras políticas atuais.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas