tjms
POLÍTICA

'Estamos reformulando o Progressistas para o futuro de MS', diz Marco Aurélio Santullo

Durante evento em Nioaque, presidente estadual do partido destaca união política e celebra projeto inédito voltado a jovens indígenas

19 julho 2025 - 07h08Ricardo Eugenio
Da esquerda para a direita, o presidente da Câmara de Vereadores de Nioaque, vereador Reinaldo Garcia de Andréa (PP), o prefeito André Guimarães e Marco Aurélio Santullo, presidente estadual do Progressistas (PP-MS).
Da esquerda para a direita, o presidente da Câmara de Vereadores de Nioaque, vereador Reinaldo Garcia de Andréa (PP), o prefeito André Guimarães e Marco Aurélio Santullo, presidente estadual do Progressistas (PP-MS).

Em uma cerimônia marcada por ações sociais e compromisso com a inclusão, o município de Nioaque, a 180 km de Campo Grande, anunciou na sexta-feira (18) a adesão ao projeto “MS Pedalando para o Futuro”. A iniciativa, inédita no Brasil, vai atender crianças e adolescentes indígenas com atividades nas áreas de esporte, saúde, educação e cidadania. O anúncio fez parte da programação dos 135 anos de emancipação política da cidade.

Canal WhatsApp

Entre as autoridades presentes no evento “Nioaque no Rumo Certo – Cuidar para Crescer” estava Marco Aurélio Santullo, presidente estadual do Partido Progressistas (PP). Ele representou a senadora Tereza Cristina (PP) e falou sobre os planos da sigla para ampliar sua base política no estado.

“É uma vontade antiga da senadora Tereza Cristina de reformular os quadros do Progressistas. Hoje, temos 18 prefeitos, e 14 deles têm menos de 48 anos. Estamos renovando, olhando para frente, com responsabilidade e compromisso”, disse Santullo.

O prefeito de Nioaque, André Guimarães, ao lado de Marco Aurélio Santullo, presidente estadual do Progressistas (PP-MS), durante evento no município.O prefeito de Nioaque, André Guimarães, ao lado de Marco Aurélio Santullo, presidente estadual do Progressistas (PP-MS), durante evento no município.


União política - Em entrevista à Rádio Serrana FM, Santullo destacou a parceria entre o PP e o governador Eduardo Riedel (PSDB). Segundo ele, o partido já tem o ex-governador Reinaldo Azambuja como nome confirmado para disputar o Senado em 2026. Também citou o papel do deputado estadual Paulo Caravina, presente no evento, como liderança em ascensão.

“Estamos construindo uma chapa majoritária sólida, com figuras que representam o projeto do governador Riedel e da senadora Tereza Cristina. O ex-governador Reinaldo Azambuja é o nosso primeiro nome para o Senado. Os demais cargos ainda estão sendo definidos, mas temos uma base forte”, afirmou.

O deputado estadual Pedro Caravina reforçou a mensagem de união: “É o mesmo grupo trabalhando com o objetivo principal: melhorar Mato Grosso do Sul para todos.”

Esporte e inclusão - O projeto MS Pedalando para o Futuro é coordenado pela Fundesporte, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED) e o Sesc MS. A proposta é promover inclusão social por meio do ciclismo, oferecendo formação para crianças e jovens indígenas, com foco em educação, saúde, mobilidade urbana e rendimento esportivo.

“Estamos investindo em um modelo de esporte que forma cidadãos, promove saúde, gera oportunidades e ainda contribui para uma cidade mais sustentável”, disse o secretário municipal de Esporte, Dionas Martins.

O presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo, ressaltou o caráter inédito da ação: “Não existe hoje no país um projeto de ciclismo pensado especialmente para os povos originários. Estamos oferecendo uma oportunidade inédita às aldeias.”

O prefeito de Nioaque, André Guimarães, comemorou o início do programa durante a festa de aniversário da cidade:“Firmar essa parceria nesse momento é simbólico. Mostra que estamos olhando para o futuro com responsabilidade e sensibilidade social.”

Prefeito André Guimarães entrega documento de parceria durante evento em Nioaque, ao lado de autoridades, lideranças indígenas e representantes de instituições.Prefeito André Guimarães entrega documento de parceria durante evento em Nioaque, ao lado de autoridades, lideranças indígenas e representantes de instituições.

Olhar para o futuro - Para Santullo, o projeto é um exemplo de como ações públicas podem transformar a realidade de comunidades que historicamente ficaram à margem de políticas de inclusão.

“Esse é o caminho certo: investir nas pessoas. A juventude indígena merece essa atenção, e políticas como essa mostram que estamos caminhando com inclusão e visão de futuro”, concluiu.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas