
Novo levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quinta-feira (9) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os principais adversários se a eleição presidencial fosse realizada hoje. Em todos os cenários simulados, tanto de primeiro quanto de segundo turno, Lula aparece à frente.

Nas simulações de primeiro turno, o presidente oscilou entre 35% e 43% das intenções de voto, dependendo da configuração dos candidatos. Mesmo com o número expressivo de indecisos e votos em branco ou nulo, Lula se mantém como o nome mais forte para 2026.
Tarcísio é o adversário mais citado, mas vantagem de Lula cresceu - No cenário que considera um confronto direto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista aparece com 45%, contra 33% do ex-ministro. A vantagem de 12 pontos é a maior registrada entre os confrontos simulados pela Quaest até o momento.
Ciro Gomes (PDT), que já disputou três vezes a Presidência, é o adversário que mais se aproxima de Lula. Ainda assim, o petista venceria por 41% a 32%, diferença de 9 pontos percentuais.
Outros cenários testados pela pesquisa:
Lula x Eduardo Leite (PSD): 45% a 22% — vantagem de 23 pontos
Lula x Romeu Zema (Novo): 47% a 32% — vantagem de 15 pontos
Lula x Ronaldo Caiado (União): 46% a 31% — vantagem de 15 pontos
Lula x Eduardo Bolsonaro (PL): 46% a 31% — vantagem de 15 pontos
O levantamento foi feito de forma presencial, entre os dias 2 e 5 de outubro, com 2.004 eleitores de 16 anos ou mais em todo o Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
