3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
TROCA DE FARPAS

'Um presidente responsável teria oferecido avião da FAB', diz Lula sobre jatinho

Lula disse que "um presidente responsável teria oferecido avião da FAB", de forma que não precisasse utilizar a aeronave de empresário

19 novembro 2022 - 08h15
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, em Lisboa nesta sexta-feira, 18
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, em Lisboa nesta sexta-feira, 18 - (Foto: Reprodução)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) culpou o presidente Jair Bolsonaro (PL) e alegou questões de segurança para utilização do jatinho de um amigo em viagem à COP-27, no Egito, nesta semana.

Canal WhatsApp

Lula disse que "um presidente responsável teria oferecido avião da FAB", de forma que não precisasse utilizar a aeronave de empresário. O petista afirmou ainda que um "presidente eleito precisa cuidar da segurança" diante de "bolsonaristas raivosos se espalhando mundo afora".

A viagem do presidente provocou polêmica porque, em vez de ir ao Egito em voo comercial ou oficial, ele fez o trajeto no jatinho privado do empresário José Seripieri Filho, conhecido como Júnior, fundador da Qualicorp e dono da QSaúde. Críticos apontam possível conflito de interesse no episódio.

"Tinha um amigo que queria ir na COP e tinha um avião. Fui com ele. Um avião novo, de boa qualidade, com muita segurança. É importante lembrar que um presidente eleito tem que cuidar de sua segurança, sobretudo num país em que tem bolsonaristas raivosos se espalhando pelo mundo afora", afirmou.

"Se o Estado brasileiro fosse democrata e a gente tivesse um presidente responsável, quem sabe ele tivesse oferecido um avião da FAB para me levar. Mas não ofereceu. Paciência", completou.

Lula ainda agradeceu a Seripieri pelo empréstimo da aeronave e indicou que pretende usá-la em eventuais novas viagens que faça antes de assumir a Presidência da República em janeiro de 2023.

"Espero que ele esteja disposto em outras oportunidades - antes de eu assumir a Presidência, porque depois eu não posso -, se eu tiver alguma viagem e ele quiser me emprestar o avião e ir junto comigo, eu vou agradecer", declarou.

Em 2020, o empresário responsável por emprestar a aeronave chegou a ser alvo de um mandado de prisão temporária em São Paulo durante fase da Operação Lava Jato que investigava suposto caixa 2 na campanha do hoje senador José Serra (PSDB-SP) à Presidência em 2014.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas