
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou, nesta quinta-feira (31), a importância da soberania brasileira em uma publicação nas redes sociais. Segundo ele, a soberania é fundamental para a independência e a liberdade do país, permitindo que o Brasil possa tomar suas próprias decisões, proteger seus recursos e defender seus interesses no cenário internacional.

“Sem soberania, o Brasil não existiria. Foi ela que nos trouxe liberdade e independência. E é ela que aparece em primeiro lugar em nossa Constituição, entre os demais princípios fundamentais”, afirmou o presidente no X (antigo Twitter). Lula ainda ressaltou que a soberania é o direito do Brasil de construir uma sociedade livre, justa e solidária, enfatizando que isso está no coração das decisões do governo.
Soberania brasileira frente a desafios internacionais - Lula tem reiterado a defesa da soberania nacional, especialmente após medidas do governo dos Estados Unidos, como a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, com algumas exceções. Ele também se referiu à sanção imposta ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como parte de uma série de pressões externas.
O presidente destacou que seu governo vem trabalhando com ações concretas para restaurar a dignidade do povo brasileiro e fortalecer a economia, apontando resultados como a queda do desemprego e o aumento da renda do trabalhador. Lula também fez questão de celebrar a saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU, evidenciando os progressos no combate à pobreza.
"Assumimos a atual gestão com muitos desafios: recolocar o Brasil no cenário internacional, reconstruir políticas públicas que haviam sido desmontadas e tirar o país do mapa da fome. Com senso de compromisso e muito trabalho sério, estamos prosperando", escreveu Lula.
