Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
30 de setembro de 2025 - 20h01
sebrae
PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Lula sanciona cinco leis para agricultura familiar e faz piada sobre encontro com Trump

Entre as medidas estão garantias para o Pronaf, combate ao desperdício de alimentos e regras para a merenda escolar

30 setembro 2025 - 16h25Gabriel de Sousa e Gabriel Hirabahasi
Presidente Lula sancionou cinco leis ligadas à agricultura familiar durante cerimônia no Palácio do Planalto. Ele ainda falou sobre encontro com Trump.
Presidente Lula sancionou cinco leis ligadas à agricultura familiar durante cerimônia no Palácio do Planalto. Ele ainda falou sobre encontro com Trump. - (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (30) cinco leis voltadas à agricultura familiar. O pacote inclui medidas que fortalecem o Plano Safra e o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), agora transformados em políticas de Estado, o que garante continuidade independentemente de mudanças de governo.

Canal WhatsApp

As novas leis também trazem mudanças importantes:

inclusão do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) como critério para políticas de segurança alimentar;

prioridade no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para municípios em situação de emergência ou calamidade;

definição do prazo de validade dos alimentos fornecidos à merenda escolar pelo Pnae;

criação da Política Nacional de Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos e do Selo Doador de Alimentos.

Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, Lula fez uma brincadeira ao relembrar seu recente encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Assembleia-Geral da ONU.

“Parecia impossível eu e o Trump termos uma química, mas aconteceu. Não tem nada impossível quando a gente tem disposição para fazer as coisas”, disse Lula, arrancando risadas da plateia.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), das ministras Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos), além do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, parlamentares e lideranças ligadas à agricultura familiar.

As medidas, segundo o governo, buscam reforçar a produção de alimentos, valorizar os pequenos agricultores e reduzir o desperdício no país.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop