Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
03 de novembro de 2025 - 00h53
tce novembro
VISITA AO PARÁ

Lula promete levar energia elétrica a aldeia indígena no Pará

Durante encontro com o povo Kumaruara, presidente afirmou que o governo vai instalar energia na Aldeia Vista Alegre e destacou o uso de energia solar como alternativa sustentável.

2 novembro 2025 - 20h30Flávia Said e Luci Ribeiro
Presidente Lula participa de encontro com o povo Kumaruara e promete levar energia elétrica à Aldeia Vista Alegre
Presidente Lula participa de encontro com o povo Kumaruara e promete levar energia elétrica à Aldeia Vista Alegre - (Foto: Reprodução/Instagram)

Em visita à Aldeia Vista Alegre, no Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu levar energia elétrica à comunidade indígena Kumaruara. O encontro ocorreu neste domingo (2) e contou com a presença das ministras Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e Marina Silva (Meio Ambiente), além da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana.

Canal WhatsApp

Durante uma roda de conversa com caciques locais, Lula disse ter se surpreendido com a falta de eletricidade na aldeia. “Uma coisa que eu estranhei: eu pensei que tinha energia, porque eu estou vendo uma luz acesa aqui, e vi que todo mundo se queixou. Hoje a energia é a coisa mais fácil de fazer. Podemos usar placa solar, preservar o ambiente e trazer energia para vocês — e eu prometo que isso vai acontecer”, afirmou o presidente.

A declaração reforça o compromisso do governo com o acesso a serviços básicos em comunidades indígenas e o uso de fontes renováveis de energia.

Após a fala de Lula, Joenia Wapichana destacou os avanços nas políticas para os povos indígenas e anunciou a chegada de 502 novos servidores à Funai, o que deve fortalecer as ações de demarcação de terras e apoio às comunidades.

Segundo ela, o processo de demarcação da Terra Indígena Munduruku, declarada em 2016, segue em andamento e deve ser concluído até o primeiro semestre de 2026. “Eu quero agradecer o governo e o presidente Lula por reforçar a Funai. Estamos garantindo recursos e estrutura para avançar na demarcação”, disse.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas