
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado (1º) da cerimônia de entrega das obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Belém, no Pará. O investimento, de aproximadamente R$ 450 milhões, faz parte do conjunto de ações do governo federal para preparar a capital paraense para sediar a COP30, a conferência climática das Nações Unidas que será realizada em novembro.
As obras foram executadas pela concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA) e dobraram a capacidade operacional do terminal, que passa de 7,7 milhões para cerca de 13 milhões de passageiros por ano. De acordo com o governo, o aeroporto está “plenamente pronto” para receber delegações internacionais e chefes de Estado que participarão do evento.
Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Lula destacou a importância da modernização da estrutura.
“Chegamos a Belém. O aeroporto está de cara nova: ampliado e preparado para receber as delegações da COP30. Em poucos dias, receberemos aqui chefes de Estado de todo o mundo para a Cúpula de Líderes”, afirmou o presidente.
Além do aeroporto, Lula também participa neste sábado da entrega das obras de requalificação do Porto de Outeiro, outro ponto estratégico para a logística da cidade durante a conferência.
A COP30 será realizada entre 10 e 21 de novembro, com a Cúpula dos Líderes marcada para os dias 6 e 7. O evento deve reunir chefes de Estado, ministros e representantes de organizações internacionais de dezenas de países, consolidando Belém como o epicentro das discussões globais sobre o clima.

