Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
20 de outubro de 2025 - 16h28
murtinho
RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Lula parabeniza Rodrigo Paz pela vitória nas eleições da Bolívia

Presidente brasileiro enviou carta ao novo líder boliviano e reafirmou compromisso com a cooperação entre os dois países.

20 outubro 2025 - 13h05
Lula enviou carta ao presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz, e reafirmou o compromisso do Brasil com o fortalecimento da integração sul-americana.
Lula enviou carta ao presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz, e reafirmou o compromisso do Brasil com o fortalecimento da integração sul-americana. - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz, pela vitória nas eleições realizadas no domingo (19). Em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (20), Lula afirmou ter enviado uma carta ao parlamentar, que é senador pelo Partido Democrata Cristão (PDC), legenda de centro-direita.

Canal WhatsApp

“Na carta, reitero a prioridade do governo brasileiro no relacionamento com a Bolívia, com a qual compartilhamos extensa fronteira, mas também uma relação de amizade e respeito”, escreveu o presidente.

Lula destacou ainda que o novo governo boliviano pode contar com o compromisso do Brasil para fortalecer a cooperação bilateral. “A Bolívia é parceira fundamental do Brasil na construção de uma América do Sul mais integrada, justa e solidária”, acrescentou.

O chefe do Executivo brasileiro também elogiou o clima pacífico do pleito boliviano. Segundo ele, o desfecho das eleições “em tranquilidade e harmonia” demonstra o compromisso da sociedade com a democracia, valor que, segundo Lula, “deve seguir norteando toda a nossa região”.

FIM DE UM CICLO POLÍTICO - A eleição de Rodrigo Paz encerra quase duas décadas de governos do Movimento ao Socialismo (MAS), partido fundado por Evo Morales e que contava com forte apoio da maioria indígena do país. Paz venceu o conservador Jorge “Tuto” Quiroga, em meio a uma grave crise econômica.

Apesar da vitória, o PDC não conquistou maioria legislativa, o que obrigará o novo presidente a formar alianças para governar. Sua plataforma, considerada moderada, promete manter programas sociais e incentivar o crescimento do setor privado, atraindo parte do eleitorado de esquerda insatisfeito com o MAS, mas reticente com as propostas de austeridade do rival.

Rodrigo Paz tomará posse oficialmente no dia 8 de novembro.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop