
Em publicação nas redes sociais na manhã deste domingo (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil vive um momento de recuperação e avanço social, com impacto direto no cotidiano da população. Segundo ele, o crescimento da renda, somado à queda no desemprego, deve garantir um “Natal mais farto” às famílias brasileiras neste fim de ano.
“2025 vai se consolidando como um ano de avanços e conquistas para o povo brasileiro. Com mais oportunidades de emprego e aumento de renda, o Natal em família será mais farto. Nada mais justo para quem trabalhou duro o ano inteiro”, escreveu o perfil oficial do presidente no X (antigo Twitter), ao compartilhar uma reportagem do jornal O Globo.
Aposta no consumo e no poder de compra - O otimismo de Lula está baseado em indicadores econômicos recentes. A taxa de desemprego segue em trajetória de queda, com números positivos também na geração de empregos formais. Com mais pessoas ocupadas e maior circulação de renda, o governo aposta na retomada do consumo como motor para o crescimento da economia.
A publicação também foi usada para destacar a recente aprovação do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda a partir de 2026. “Um círculo virtuoso, onde ganha o povo e ganha a economia brasileira”, afirmou.
Balanço de três anos de mandato - Na última sexta-feira (13), Lula já havia utilizado a mesma rede social para apresentar um balanço dos três primeiros anos de seu mandato. Em uma lista com 10 tópicos, ele ressaltou o combate à fome, a redução da extrema pobreza e o fortalecimento das políticas sociais como marcas de sua gestão até agora.
Entre os pontos destacados, estão:
- Saída do Brasil do Mapa da Fome;
- Redução da extrema pobreza;
- Criação do programa Pé-de-Meia;
- Ampliação do Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos e Farmácia Popular;
- Abertura de novos institutos federais;
- Inclusão de povos quilombolas e indígenas no orçamento federal.
Política fiscal e inclusão social - Com um discurso que busca conciliar responsabilidade fiscal e justiça social, o governo Lula tem centrado esforços em ampliar a base de proteção social sem comprometer o equilíbrio das contas públicas. A nova faixa de isenção do IR, que deve entrar em vigor em 2026, foi apontada como exemplo dessa estratégia.
Para o presidente, a combinação de crescimento econômico e inclusão é o caminho para um país mais justo. “Não se trata apenas de números, mas de dignidade e de garantir que todas as famílias possam sentar à mesa com tranquilidade e fartura neste fim de ano”, reforçou.

