BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
POLÍTICA

Lula destaca união em torno da saúde e elogia mutirão em hospitais universitários

Presidente participou de ação nacional que ampliou atendimento em 45 hospitais da rede EBSERH e defendeu fortalecimento do SUS

13 setembro 2025 - 13h10Victor Ohana e Willian Miron
Presidente Lula
Presidente Lula - Ricardo Stuckert/PR
ENERGISA

Em visita ao Hospital Universitário de Brasília (HUB), neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou que a saúde deve estar acima de disputas políticas. Ao acompanhar o mutirão de atendimentos realizado em parceria pelos ministérios da Educação e da Saúde, Lula afirmou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é um patrimônio nacional e precisa ser valorizado.

Canal WhatsApp

“Em se tratando de saúde, não tem esquerda ou direita, tem que estar comprometido com a saúde do povo”, declarou. O presidente também lembrou os impactos da pandemia de covid-19 no Brasil. “Sabemos o que aconteceu na covid com o povo brasileiro”, disse.

Durante o discurso, Lula destacou que não existe em outros países com mais de 100 milhões de habitantes um sistema público de saúde nos moldes do SUS, o que reforça sua importância. Segundo ele, a população precisa de mais especialistas para garantir atendimento de qualidade.

Acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin, da primeira-dama Janja da Silva e de ministros como Alexandre Padilha (Saúde), Camilo Santana (Educação) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos), Lula defendeu que as ações na área da saúde devem ser interministeriais.

Camilo Santana explicou que esse modelo já foi aplicado em medidas recentes, como no marco regulatório da Educação a Distância, que proibiu cursos de saúde nessa modalidade.

Mobilização nacional

Batizada de “EBSERH em Ação – Agora Tem Especialistas”, a iniciativa foi promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e mobilizou 45 hospitais universitários federais em todo o país. Além de Brasília, a programação contou com transmissões ao vivo de mutirões em Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Belém (PA), Goiânia (GO) e Curitiba (PR).

Durante a transmissão, o ministro das Cidades, Jáder Filho, participou diretamente de Belém, enquanto a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, esteve presente no evento realizado em Curitiba.

A ação envolveu médicos, residentes e estudantes de graduação em saúde, reforçando a integração entre ensino, pesquisa e atendimento à população.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop