
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa presidencial de 2026, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (31) pela AtlasIntel/Bloomberg. O levantamento projeta cenários para as eleições de 2026, apontando que Lula tem 47,8% das intenções de voto, contra 44,2% do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se encontra inelegível. Este é o primeiro cenário desde janeiro em que Lula aparece à frente de Bolsonaro, refletindo um crescimento de 3,2 pontos percentuais para o atual presidente e uma queda de 2,2 pontos para o ex-presidente, quando comparado à pesquisa anterior.

Cenários alternativos e outros nomes da direita - Na disputa com outros nomes da direita, o levantamento também projeta um cenário favorável para Lula. Quando Bolsonaro é substituído por nomes como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a vantagem do presidente cresce para 48,5%. Nesse cenário, Tarcísio tem 33%, uma leve queda em relação aos 34% do levantamento de junho. Outros governadores da direita, como Ratinho Júnior (PSD), de Paraná, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, aparecem com percentuais baixos, entre 3% e 3,6%.
A pesquisa também testou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que, se fosse candidata sem o apoio de Jair Bolsonaro e Tarcísio, teria 29,7% das intenções de voto. Lula ainda mantém a liderança nesse cenário, com 48,5%.
Fernando Haddad também é testado como candidato pelo PT - Em um recorte com Fernando Haddad (PT) no lugar de Lula, o ministro da Fazenda também aparece com um bom desempenho. Haddad registra 34,2% das intenções de voto, o que coloca ele em um empate técnico com Tarcísio de Freitas, que tem 33,8%. A pesquisa com Haddad também aponta números expressivos para Ciro Gomes (PDT), que registra 8,5%, seguido de Zema (4%), Leite (3%), Ratinho Júnior (2,9%) e outros nomes com menor adesão.
Cenários de segundo turno - Em simulações de segundo turno, Lula se mostra forte, vencendo todos os principais adversários. A pesquisa aponta os seguintes cenários:
-
Lula (50,4%) x Tarcísio (46,6%)
-
Lula (50,6%) x Michelle (45,9%)
-
Lula (50,1%) x Jair Bolsonaro (46,3%)
-
Lula (50,7%) x Zema (40,6%)
-
Lula (50,3%) x Caiado (39,7%)
-
Lula (50,5%) x Ratinho Júnior (39,7%)
-
Lula (49,6%) x Leite (25,7%)
Esses números reforçam a liderança do presidente nas simulações para 2026, mesmo com nomes fortes da oposição.
Metodologia e confiabilidade da pesquisa - A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg faz parte do relatório Latam Pulse e foi realizada entre os dias 25 e 28 de julho, com 7.334 entrevistados por meio de recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com um nível de confiança de 95%.
