
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá a Roma, na Itália, no próximo dia 13 de outubro, para participar do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Segundo o Itamaraty, Lula participará da cerimônia de abertura e da primeira reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

O convite para o evento partiu do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, que telefonou a Lula em julho para comunicar que o Brasil havia deixado o Mapa da Fome. Durante a viagem, também está previsto um encontro bilateral entre Lula e Dongyu.
Iniciativas contra a fome - Em Roma, o presidente também participará da inauguração do espaço físico da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que reúne países, agências da ONU, universidades e bancos de desenvolvimento. A Aliança está próxima de alcançar 200 membros, e os resultados das primeiras ações devem ser apresentados em novembro, durante a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU.
Dos 13 novos pedidos de adesão à Aliança, sete são de países africanos, como Etiópia, Quênia, Ruanda e Zâmbia, e outros vêm do Caribe, sudeste asiático e Oriente Médio. Os planos em desenvolvimento incluem ações como alimentação escolar, nutrição materno-infantil, transferência de renda e apoio à agricultura familiar.
O governo brasileiro também prepara um documento oficial sobre o combate à fome e à pobreza para ser aprovado durante a COP30, que ocorrerá em Belém, em 2025. O texto é uma das iniciativas da presidência brasileira do G20 e está em fase final de elaboração.
