
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou neste domingo (28), em Brasília, da caminhada em comemoração aos 95 anos do Ministério da Educação (MEC). O evento reuniu autoridades, professores, apoiadores e contou com percursos de 3 km, 5 km e 10 km.

Ao discursar, Lula prestou homenagem aos profissionais da educação e aproveitou para criticar, de forma indireta, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Não tem motociata, não tem pornochanchada, tem caminhada com educadores”, afirmou o presidente, após receber uma medalha simbólica entregue pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Em seguida, destacou que a homenagem é coletiva: “Essa medalha é para todos os professores de todos os graus de ensino da República Federativa do Brasil”.
Homenagem aos professores e ministros
Lula reforçou a importância dos educadores no combate ao analfabetismo e elogiou Camilo Santana, atual ministro da Educação, além de Fernando Haddad, que comandou a pasta entre 2005 e 2012.
Também participaram do evento a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
Segundo o governo, 6,3 mil pessoas se inscreveram para a caminhada, que arrecadou 3,6 mil materiais escolares doados.
Participação de Lula na caminhada
O presidente deu a largada e percorreu o trajeto de 3 km, acompanhado por seguranças do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que atuaram de forma discreta ao longo do percurso.
O evento, pensado como celebração esportiva e educativa, buscou reforçar a valorização da educação como prioridade de governo, em contraste com atos políticos marcados por Bolsonaro durante seu mandato.
