3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
'ATÉ MAIS QUE D.PEDRO II'

Em discurso no Acre, Lula diz ter feito mais obras que todos presidentes desde 1988

Declaração ignora que estado só foi incorporado ao Brasil em 1903, já durante a República

9 agosto 2025 - 07h21Lavínia Kaucz, Gabriel de Sousa e Ricardo Corrêa
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante discurso realizado no Acre
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante discurso realizado no Acre - (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (9) que seus governos, somados aos mandatos da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), realizaram mais obras no Acre do que todos os presidentes da República desde 1988 e “até mais do que d. Pedro II”. A fala, no entanto, desconsidera que o estado só foi incorporado ao Brasil em 1903, já na vigência da República e 14 anos após a queda do monarca.

Canal WhatsApp

O Acre passou a fazer parte do território brasileiro com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 17 de novembro de 1903, durante o governo de Rodrigues Alves e após negociação conduzida pelo então chanceler Barão do Rio Branco. A Proclamação da República ocorreu em 15 de novembro de 1889, destituindo d. Pedro II, que morreu em 1891, dois anos antes do início das tratativas sobre a região.

Lula participou de evento em Rio Branco para anunciar cerca de R$ 1,1 bilhão em investimentos do governo federal em obras no estado. No discurso, defendeu que investir no Acre é “questão de inteligência”, argumentando que, “pelo Acre, o Pacífico está mais perto da China do que pelo Atlântico”.

O presidente também criticou a gestão de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL). “Presidente não pensa, age ou acredita, ele faz ou não faz. As pessoas não se preocupam em governar para o povo brasileiro”, disse.

Lula questionou a execução de programas habitacionais e de geração de emprego durante o governo Bolsonaro: “Quantas casas foram feitas no governo passado? Cadê o emprego da carteira profissional verde e amarela? Cadê a minha casa verde e amarela? Este País passou quatro anos de mentiras, de instigação do ódio, de fake news, de um presidente que carregou nas costas e vai carregar metade dos mortos da covid.”

A referência a d. Pedro II causou estranhamento histórico. O monarca governou o Brasil de 1840 a 1889, período em que o Acre ainda pertencia à Bolívia. A incorporação da região só ocorreu após conflitos entre seringueiros brasileiros e autoridades bolivianas, resultando no acordo diplomático de 1903.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas